Tomar leite ajuda na amamentação?


O leite materno é a mais importante fonte de nutrição de uma criança recém-nascida em seus primeiros meses. Segundo a Organização Mundial de Saúde, até os seis meses o bebê deve se alimentar exclusivamente de leite materno. Depois disso, a dieta pode ser complementada com outros tipos de alimentos, como frutas, papinhas de legumes e sucos. No entanto, algumas mulheres podem produzir pouco leite.

Trata-se de uma situação natural, principalmente nos primeiros dias do aleitamento, quando há apenas a produção do colostro. A boa notícia é que alguns alimentos ajudam a estimular a produção do leite materno e ainda manter seu bebê saudável. Mas será que tomar leite ajuda na amamentação? Não perca essa matéria que fizemos especialmente para você!

Tomar leite ajuda na amamentação?

Não existe um cardápio pré-determinado.  O maior estímulo para a produção de leite é a própria sucção do bebê. Além disso, você deve ingerir bastante água – uma matéria-prima essencial a esse processo. O ideal é que a mãe se alimente da maneira mais saudável possível, dedicando especial atenção aos líquidos. “A mulher costuma sentir muita sede nessa fase porque a água é matéria-prima para a fabricação do leite”, explica o pediatra Luciano Borges, vice-presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Outra dica é fazer várias refeições balanceadas ao longo do dia. “O bebê rouba os nutrientes da mãe e, por isso, o organismo dela deve estar o mais equilibrado possível”, informa o nutrólogo e pediatra Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Os especialistas concordam: comer cinco ou seis vezes ao dia e investir em frutas e fibras, além de não abusar dos doces, é um ótimo caminho. Além disso a qualidade dos alimentos que ingere é o que mais deve ter em conta. A fase da amamentação não é a ocasião certa para fazer dietas irracionais para perder o peso da gravidez. Ainda que seja aconselhado acrescentar mais 500 kcal diárias a quem amamenta, é mais importante a qualidade do que a quantidade do que se ingere. Quando se amamenta são recomendados:

Tomar leite ajuda na amamentacao

Alimentos que ajudam na amamentação

  • Vegetais como couve-flor, abóbora, pimentos e feijão.
  • Fruta como laranjas, melão, maçãs, mirtilos, pêssegos e ameixas.
  • Cereais integrais como arroz integral, trigo integral e pão de centeio.
  • Proteína e gordura são importantes e devem ser oriundas especialmente de óleos vegetais; estas adições de gordura à alimentação são boas para ajudar a criar um leite materno melhor.
  • Leite, o alimento óbvio, especialmente o magro, pois é de mais fácil absorção. No entanto, não é necessário beber leite para produzir leite: pode comer iogurte, queijo, salmão, sementes de sésamo ou tofu.

Uma produção saudável de leite materno é estimulada pelo consumo de produtos derivados do leite, principalmente pelo próprio leite, salvo os casos em que o leite de gado ou de outros animais não é indicado. Entre eles, o mais saudável é o iogurte. Incluído no café da manhã, por exemplo, tomar leite ajuda na amamentação, pois estimula a produção de leite materno graças à concentração de cálcio em sua composição. Isso sem contar nas boas porções de vitaminas B e D e proteínas. Tente consumir de dois a três potes de iogurte por dia para manter o aleitamento saudável para o bebê. No entanto, estudos atuais indicam que possa haver uma relação entre as cólicas de alguns bebês e a ingestão de leite de vaca e derivados pela mãe. Isso porque proteína existente no leite de vaca passa para o leite materno e, como o bebê ainda não tem o aparelho digestivo amadurecido, ele não consegue digerir esta proteína, causando desconforto intestinal. Claro que esse problema não acontece com todos os bebês, então vale a pena buscar orientação nutricional, para evitar qualquer complicação com o bebê.


•••