Quando um filho perde a mãe


A presença materna é importante em todas as fases da vida. A mãe é aquela pessoa que está sempre dando suporte e apoio ao filho, ajudando a criar cidadãos conscientes e seguros de si mesmos. No entanto, a vida, efêmera como é, acaba em alguns casos pregando uma peça na vida das pessoas.

Perder a mãe é difícil em qualquer fase da vida e pode fazer com que você se perca em situações que antes não se imaginava. O problema é que muitas pessoas se perguntam como agir com alguém que acabou de perder a mãe. Isso porque elas não sabem muito se devem tocar no assunto, como dar apoio ou se devem fazer com que o filho tente esquecer a perda.

Quando um filho perde a mãe

A morte da mãe é uma experiência muito marcante e dolorosa para um filho e superar isso é impossível. Voltar à rotina e entender que é preciso superar essa perda é algo que o filho fará com o apoio de outros familiares ou amigos, mas você sabe como fazer isso?

A primeira coisa que você deve fazer é ajudar o filho a entender os sentimentos. Conversa e o faça compreender que é preciso dar tempo ao tempo porque a recuperação é difícil e cada um supera esse momento de uma maneira diferente e também em tempo diversos.

Não cobre que a pessoa volte a rotina rapidamente porque isso pode até mesmo piorar a situação. O importante é que você saiba ouvir o que aquele filho tem a falar, como ele se sente e do que precisa. Muitas vezes apenas o ato de sentar e entender o modo como esse filho se sente já o ajuda muito a encontrar um caminho incrível para voltar a alegria.

quando um filho perde a mae

Mostre o que a mãe gostaria que ele fizesse

Você pode ser namorado, melhor amigo, pai, tio, avô, etc. Se conhece bem a pessoa e a sua família, certamente conhecia também a rotina familiar desse filho e sabe o que sua mãe diria. Mostre a ele que mesmo com a dor da perda, a mãe não gostaria que ele se abatesse tanto, nem que deixasse a vida mais triste. Mães são seres iluminados que querem fazer de seus filhos as pessoas mais felizes de todo o mundo, demonstre isso a ele e diga a felicidade que a mãe sentiria de o ver perseguindo os sonhos e se tornando o ser humano que ela sempre imaginou que ele seria.

Fique também disponível para desabafos, conversas e conselhos, quem acabou de perder a mãe tende a se sentir inseguro e o ombro amigo pode ajudar a superar essa dificuldade imensa.

Agir com um filho que acabou de perder a mãe é uma tarefa que exige cuidado, mas é importante que você se lembre que o carinho e a atenção são os seus melhores argumentos para ajuda-lo a enfrentar tudo isso. Por isso, mostre sempre para esse filho que você estará ao seu lado e que sua mãe gostaria muito de ver que ele se tornou capaz de continuar crescendo.


•••