Quando colocar a criança na escola?


Os pais podem encontrar prós e contras, ao tentar adequar os filhos em uma rotina escolar muito cedo. E para que a família tome a melhor decisão é importante entender alguns aspectos importantes.

Desde de abril de 2013, é obrigatória a matrícula das crianças brasileiras na educação básica a partir dos quatro anos de idade. O que antes a idade mínima para uma criança na escola era 6 anos. Muitos pais antecipam-se bastante à legislação colocando a criança na escola muito antes, na maioria dos casos é por necessidade de trabalhar e não ter com quem deixar a criança.

Existe a idade ideal para colocar a criança na escola?

O que entende-se é que a maioria das crianças começam a lidar melhor com o coletivo a partir dos três anos. Embora especialistas ainda não tenham chegado a um consenso, alguns acreditam que, quanto mais cedo o ingresso, mais benefícios para os alunos. Uma vez que, o ambiente escolar proporciona uma ampliação dos círculos de relacionamento e situações que não são possíveis em casa. Além do mais, a criança aprende a esperar, a dividir, compreende que não pode fazer tudo que quer, como também aprende algumas coisas que são precisas para a convivência em grupo.

Alguns especialistas consideram dois anos de idade um bom momento para colocar a criança na escola, pois nessa idade ela já apresenta autonomia em termos de movimentação. Porém, será necessária uma estrutura de mobiliário e profissionais especializados que os pais só encontrarão em um berçário.

Quando colocar a criança na escola?

 

Sistema imunológico

 

Do ponto de vista médico, a idade mínima para pensar em expor o filho a um ambiente escolar é dois anos. Pois uma criança saudável possui o sistema imunológico maduro, o que quer dizer que com essa idade as defesas estão prontas. As vacinas são tomadas até os seis meses, porém o corpo leva o período de um ano e meio, para produzir todas as respostas às doenças que elas impedem.

Crianças que entram na escola com idade inferior a dois anos ficam passíveis a pegar vírus e bactérias dos coleguinhas e até doenças para as quais não estão preparadas, se caso os coleguinhas de turma sejam mais velhos. Se caso os pais tenham muita necessidade de deixar o bebê em algum lugar, por motivos de trabalho, o mais adequado é procurar um berçário, onde as outras crianças tenham a mesma faixa etária. É importante que os pais fiquem atentos ao observar se a escola está impondo aos alunos a hiperestimulação, pois até os três anos, a criança não deve entrar em uma rotina de aulas e tarefas, por sobrecarregar, além de que, seu tempo deve ser respeitado.

Uma boa ideia, é os pais criar em casa um ambiente adequado para o desenvolvimento infantil, contendo materiais que estimulem os sentidos, como blocos e tintas atóxicas, que possa ouvir músicas e histórias. É essencial que a criança fique no chão, que aprenda a solucionar problemas. É importante que o adulto não faça as coisas pela criança, devendo enxerga-la como um ser inteligente e capaz.

Quando colocar a criança na escola?

A orientação é precisa, para que crianças possam entender as noções de tempo e espaço, e isso é algo que deve acontecer em casa ou na escola. As rotinas são importantes para que elas compreendam o funcionamento do mundo ao seu redor, sabendo que tem hora para brincar, para lanchar e para se organizar para voltar para casa, fazendo com que ela tenha segurança em si e em que a cerca.

Ao decidir a idade com que o filho irá para escola, muitas coisas são colocadas em questão. E uma das principais dúvidas é a escola, na busca da escola ideal, existe o receio de que o método de ensino destas matem a infância da criança, por pais levarem em consideração que a criança pequena deve aprender brincando. E algumas escolas não respeitam a infância dos pequenos.

Tudo tem seu tempo, e é importante que cada fase na vida da criança seja respeitada, mesmo que a criança não apresente problema algum, quando colocada na escola muito cedo, uma fase de sua vida foi pulada. Se os pais encontrarem uma escola que tenham uma turma própria para crianças de dois anos, talvez não enfrentem nenhum problema, desde que as tarefas sejam práticas e não teóricas, ou seja, ela tem a necessidade de mexer com as coisas concretas, como areia, chão, algodão, espuma etc, e que não fique presa apenas em papel e lápis. Portanto quando os pais encontram uma escola que dá prioridade ao desenvolvimento da criança, os resultados tendem ser eficazes. No entanto, se a escola passar para crianças de 2 anos a mesma coisa que passam para crianças de 3 anos, não será tão interessante para seu filho. Pois ele estará pulando uma etapa da vida dele.

Quando colocar a criança na escola?

Os pais devem ficar sempre atento ao comportamento dos filhos, pois quando são colocadas na escola muito cedo, podem se sentir enjoadas da escola e não querer voltar nos dias seguintes, e muitas vezes isso acontece justamente por escolas que não respeitam os limites da criança, mas como nem todas escolas são iguais, outras crianças podem se sentir muito bem pela possibilidade de poderem interagir com outras crianças, quando em casa se sentiam muito sozinhas, então quando for colocar a criança na escola é sempre bom rever todos estes pontos.

 


•••