Qual travesseiro é ideal para os bebês?


Quando o bebê for recém-nascido não há necessidade de ele dormir e deitar em travesseiros, já que nesta etapa da vida é importante que ele deite em uma superfície reta e macia, para que a coluna fique reta, não prejudique o pescoço e para que o bebê não corra o risco de se sufocar com o travesseiro. Quando são muito pequenos, o pescoço também é muito curto e precisa ficar firme no bercinho reto. A partir dos 6 meses de idade o bebê já pode utilizar travesseiro adequado, pois o pescoço e a coluna estará mais firme.

O travesseiro mais adequado aos pequenos são travesseiros finos e pequenos, que não prejudicam a respiração do bebê e deixa a coluna alinhada e sem riscos de sufocamento, já que não corre o risco da cabecinha ir afundando no travesseiro. O pescoço não pode ficar muito levantado em relação ao corpo, tem que ficar alinhado, sempre. Se surgir dúvidas na hora de escolher a altura do travesseiro, leve o travesseiro que comprou na consulta com o pediatra. Ele dará todas as recomendações e cuidado com o seu pequeno e no uso do travesseiro.

Mas qual o travesseiro ideal?

Compre aqueles travesseiros que vem com proteção anti ácaros e antialérgicos para uma maior proteção para o bebê. Travesseiros juntam muito ácaros, por este motivo também é importante estar lavando sempre as fronhas e deixá-las sempre limpinhas para não prejudicar a saúde e o bem-estar do bebê.

Limpe-o muito bem, mas fique atento e leiam sempre as etiquetas. Alguns travesseiros não podem ter contato com água e devem ser lavados a seco.

Com relação à secagem do travesseiro, caso ele seja lavado na água, sempre o seque completamente, pois travesseiros úmidos são a porta de entrada para micróbios e fungos nocivos a saúde do bebê.

Tipos de travesseiros

Travesseiro anti-sufocante – esse tipo de travesseiro possui furos em determinados lugares, em que permite que o bebê respire normalmente.

travesseiro ideal para bebe

Travesseiro de memória: esse travesseiro tem como objetivo proteger o formato da cabeça do bebê e a inclinação do travesseiro, fazendo com que o bebê fique sempre confortável e ajeitado no seu travesseiro.

Travesseiro anti-refluxo: protege contra o refluxo e facilita a digestão e a respiração do seu pequeno. Em que permite uma posição correta para o bebê na hora de dormir.

A partir dos dois anos de vida, ou a partir do momento em que o bebê já está preparado para dormir na cama (isso, é o pediatra que tem que dizer), aí sim pode utilizar travesseiros de adultos. Mas sempre deve deixar os bebês mais confortáveis possíveis. Eles devem dormir de barriga para cima no começo da vida e depois de lado e por ultimo de barriga virada para baixo. Quando o bebê está dormindo de barriga virada para cima facilita a respiração e a coluna fica alinhada e de lado também.

Não leve seu bebê para dormir na cama no primeiro ano de vida, pois ele precisa de um espaço reto, de uma noite tranquila de sono e um berço que não oferece riscos de sufocamento, por isso mantenha sempre livres de objetos, cobertas e travesseiros fofos e grandes para seu bebê.


•••