Primeiro dia de aula do seu filho


O primeiro dia de aula de uma criança é um grande desafio, tanto para ela como para os pais. Depois de muito tempo vivendo sob o olhar atencioso da família, chegou a hora de se distanciar dela por algumas horas diárias. Apesar de ser um processo complicado, é essencial para o desenvolvimento da criança.

Não existe regra a respeito da idade para se entrar na escola. Normalmente, os pais decidem levando em consideração vários fatores, como seus horários de trabalho e o desenvolvimento dos filhos. Mas independentemente da idade, uma hora a criança precisa começar. A escola é um dos fatores mais importantes para a formação de um cidadão. Além do mais, a socialização com outras crianças da sua idade é essencial para o desenvolvimento de um indivíduo sadio.

Primeiro dia de aula

Mas muitas vezes há ansiedade e tensão. Nessas horas, os pais precisam saber as melhores maneiras para contornar a situação e mostrar para o filho que a escola é algo natural, que todos passaram e têm que passar. Leia algumas dicas que irão ajudar você a passar essa mensagem para seu filho.

Preparação dos pais

Muitas vezes os pais sentem que estão abandonando seus filhos, mesmo que saibam a importância dessa etapa na vida deles. Nessas horas, é preciso se controlar, porque a criança sabe quando os pais estão ansiosos. Demonstrar estar abalado para as crianças pode influenciá-las a dar determinada resposta negativa.

Explique aos poucos

Os pais precisam se preparar para mostrar para seus filhos que a escola é algo simples e normal, e que ela certamente irá gostar muito. A ideia de frequentar uma escola deve ser colocada lentamente no imaginário da criança, para que não haja brigas nem relutâncias por parte dela.

primeiro dia de aula da crianca

Explique o básico

Não carregue suas explicações com emoções. Seja sucinto na hora de explicar o que é a escola e por que ela é necessária. Não tente fazer previsões dizendo como a escola deverá ser. Fale que ela irá gostar, porque encontrará muita diversão. Diga também que aprenderá muitas coisas e conhecerá amigos novos.

Não é necessário entrar em muitos detalhes a respeito das aulas, até porque se trata de um processo simples. A prova disso é que a maioria de nós esqueceu os detalhes do nosso primeiro dia de aula.

A despedida

Muitas mães cometem o erro de saírem escondidas ou não se despedirem da criança. Isso agrava a situação, pois uma saída repentina é aterrorizante para os pequenos. Diga simplesmente que precisa sair, mas que logo volta para buscá-la. É natural que no início a criança relute em aceitar, mas depois ela se adaptará ao ver que seus colegas enfrentam a mesma situação. A ideia é passar segurança para seu filho.

Organização fora da escola

A escola também está presente dentro de casa, através das tarefas. Os pais precisam estar atentos à organização dos estudos da criança. Acompanhe o progresso e incentive seu filho a estudar mais. Não force a barra para que a criança não associe sentimentos ruins com a escola. É preciso que ela esteja cada vez mais empolgada. Mantenha o seu material organizado e crie horários para os estudos. Assim você estará ensinando o que mais importa nos estudos: a disciplina.


•••