Nutrientes essenciais para grávidas


Os nutrientes essenciais para grávidas devem ser levados em consideração durante todo o período gestacional e de amamentação, durante este período o organismo precisa de vitaminas e minerais diferentes e em quantidades variáveis, com a finalidade de conservar a saúde da mamãe e do bebê, é muito importante que as grávidas busquem informações com seus médicos a respeito dos nutrientes essenciais para grávidas.

Alguns nutrientes essenciais para grávidas

Carboidrato: Os  carboidratos fornecem uma energia necessária para as mamães e garantem o desenvolvimento do bebê. Muitas gestantes se sentem indispostas depois de determinado período e os carboidratos podem ser a solução para garantir uma energia extra. adquira os  alimentos integrais, como pães, macarrão e arroz e mantenha os nutrientes essenciais para grávidas.

Proteínas: Nutrientes essenciais para grávidas que podem garantir o crescimento e o desenvolvimento do bebê, porém da formação da placenta, líquido amniótico e aumento do útero. As proteínas são também fonte de Ferro, vitaminas do complexo B e fósforo. Também podem ser encontradas: clara de ovo, peixe, leguminosas, frango e carne vermelha.
Ferro: Além de ser responsável pela produção das células sanguíneas é o ferro que previne a anemia. Ele pode ser encontrado em alimentos como carne vermelha, espinafre, cereais e pães ricos em grão integral.

Quantidade diária: 27 mg
Precisa consumir suplemento? Sim, sob prescrição médica.
Benefício para o bebê: Fabrica glóbulos vermelhos e repassa oxigênio às células para permitir a energia e crescimento, constitui ossos e dentes.
Fonte:
-2 colheres e meia de sopa de ervilhas (1,1 mg)                                                   -1 bife pequeno (cerca de 2,4 mg)
-4 colheres de sopa de grão-de-bico cozido (2,2 mg)

Cálcio: Por causa de seu papel na formação óssea do bebê, o mineral é nutriente obrigatório na dieta da futura mãe. O cálcio tem outra nobre função: a de auxiliar a produção de leite após o parto. Ele ajuda ainda no processo de coagulação do sangue e na boa manutenção da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e das contrações musculares. Mas vale a pena uma simples dica: evite ingerir fontes de cálcio e ferro juntas, como leite e carne, pois um nutriente atrapalha a absorção do outro.

Quantidade diária: 1200 mg
Precisa consumir suplemento? Não
Benefício para o bebê: Forma dentes e ossos fortes, além de nervos, coração e músculos saudáveis. Porém tem a ajuda a controlar a frequência cardíaca e o processo de coagulação do sangue.
Fonte:

-1 potinho de iogurte (225 mg)                                                                                    -200 ml de leite (230 mg)
-200 ml de leite de soja fortificado (273 mg)                                                           – 4 figos secos (168 mg)
nutrientes essenciais para grávidasÁcido Fólico: É um dos melhores nutrientes essenciais para grávidas. Sua deficiência pode levar à má formação do sistema nervoso do bebê, principalmente no primeiro trimestre da gestação. Fontes: espinafre, brócolis, feijão, frutas cítricas e pão integral.

Quantidade diária:
355 mcg, além de suplemento de 400 mcg antes da concepção e nos três primeiros meses de gravidez.
Precisa consumir suplemento? Sim
Benefício para o bebê: É um componente essencial do liquor e ajuda a fechar o tubo que abriga o sistema nervoso central, além de tudo isso, auxilia na síntese do DNA e na função cerebral.
Fonte:
-1 laranja grande (54 mcg)
-verduras escuras, como por exemplo o brócolis( 61 mcg)

Vitamina A

São encontrados naturalmente sob duas formas: retinol que é uma versão já pronta e encontramos nos alimentos de origem animal e betacaroteno, que pode ser convertido em vitamina A pelo organismo e encontramos nos alimentos vegetais. Participa do desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê. As melhores fontes de vitamina A são o queijo a manteiga e o fígado, e de origem vegetal (betacaroteno) temos os vegetais verdes escuros como brócolis e o espinafre e os vegetais amarelo-alaranjado como a cenoura, melão e a manga, todos são nutrientes essenciais para grávidas.

É recomendado ingerir no dia-a-dia

A vitamina A está: no fígado, no brócolis, na cenoura, na manteiga, no melão, no espinafre, no queijo e na manga.
nutrientes essenciais para grávidas frutasVitamina do complexo B

Nessa vitamina do complexo B encontramos as vitaminas: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (piridoxina), B12 (cobalamina), bem como folatos. As vitaminas do complexo B ajudam muito a converter os nutrientes em energia com isso desempenham um papel importante na formação de novas células. Esse papel é muito essencial  no início da gravidez, quando a divisão de células atinge o limite máximo. Nessa etapa, uma boa ingestão de vitaminas do complexo B pode garantir que o bebê terá um bom peso ao nascer.

A vitamina do complexo B: Leite, cerais integrais, ovos, carne de porco, vegetais verdes com folhas, feijão, carnes magras, aves e peixe.

Vitamina C

A necessidade dessa vitamina aumenta durante a gestação, já que ela ajuda a produzir tecidos novos, mas são facilmente supridas pela dieta. O bebê precisa de vitamina C para crescer, desenvolver e ajudar o corpo da gestante absorver o ferro dos alimentos.

A vitamina C: No mamão , na manga, nas frutas cítricas (acerola, limão e laranja), no maracujá, nos vegetais como tomate, agrião, acelga, pimentão verde e espinafre.

Vitamina E 

Ela é antioxidante e reduz muito  o risco de aborto e do nascimento prematuro.

Fontes: óleos vegetais (principalmente de algodão, milho, firassol e soja), abacate, sementes e nozes.

Vitamina D

A vitamina D é sintetizada quando a sua pele é exposta ao sol. Primordial na absorção de cálcio, desenvolvimento de ossos e dentes do bebê.

Fontes: alimentos de origem animal, como leite, peixes e ovos, (salmão, atum e sardinha).

Uma dieta equilibrada favorece uma boa gestação, o consumo de nutrientes essenciais para grávidas pode garantir um bom resultado, faça suas consultas regularmente e siga as orientações do seu médico.

 

 


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