Nutrição infantil


Nutrição infantil

O que os pais devem fazer para melhorar a qualidade da alimentação dos seus filhos?

Os pais têm um papel fundamental na promoção da alimentação saudável. Desde o começo, a escolha de amamentar dá um forte estímulo nutricional aos pequenos e pode auxiliá-los a regular melhor seu ganho alimentar. Os pais também podem:

  • Promover todos os dias alimentos saudáveis e nutritivos, como frutas e legumes;
  • Sempre prestar atenção a sinais de fome e de saciedade de seus filhos e servir porções apropriadas à sua idade, para evitar que comam demasiado;
  • Ensinar a seus pequenos a reconhecer seus sinais de saciedade e a comer sempre devagar;
  • Fazer com que a hora das refeições seja bastante agradável, sem estresse nem distração;
  • Proporcionar alguns acessórios apropriados para que seus bebês possam comer com mais facilidade (por exemplo, utensílios apropriados à sua idade, copos com bico tipo canudo, cadeirões altos) e encorajar as refeições em família sempre que possível;
  • Evitar o máximo expor as crianças às telas (televisão, computador, etc.) antes da idade de 2 anos, a partir desta idade, limitar o tempo passado diante de uma tela a 1-2 horas por dia. Encorajar seus filhos a manter atividade física.

Finalmente, um dos melhores meios de encorajar seus filhos a se alimentar de maneira bastante saudável consiste em dar o bom exemplo.
Nutrição infantil

Os erros na alimentação da criança

Os pais são os grandes responsáveis pelo o aumento de peso de uma criança, aqueles que determinam o que se comem em casa e fora de casa. Geralmente, seja pelos seus erros, obsessões, ou pelo desconhecimento e ignorância dos pais, os pequenos comem mais quantidade de alimentos do que realmente precisam, e sua alimentação é muito rica em gorduras, açúcares, existentes em grande quantidade de carne, em alimentos pré-cozidos, e nos doces e bolos. São crianças que não comem alimentos sadios como verduras, legumes, frutas nem peixes.

A isso também se soma a que várias crianças ignorem e acabem saindo de casa sem tomar o café da manhã. Na última pesquisa sobre o aumento de peso na infância, entre outras coisas, constatou-se que 8% das crianças espanholas vão para a escola sem o café da manhã. O café da manhã é uma das refeições fundamentais do dia, e está diretamente implicada na regulação do peso.

Erros dos pais ao alimentar os seus filhos

– obrigar a criança a comer mais do que pode.
– premiar um bom comportamento com doces e outros alimentos que possui bastante calórias.
– castigar à criança sem alimentação por apresentar alguma conduta desfavorável.
– festejar qualquer acontecimento essencial da vida da criança proporcionando-lhe uma comida “sem qualidade”.
– permitir o consumo diário de doces, bolos, bebidas gasosas e açucaradas.
– favorecer, com frequência, pratos pré-cozidos pela falta de tempo.


•••