Grávidas sentem mais calor?


Muitas gestantes costumam reclamar do calor intenso que sentem durante o período de gestação, mas não precisa se preocupar, segundo o Dr. Sang Choon Cha “É como se uma gestante estivesse em atividade física o tempo todo. Isso acontece porque há a liberação de alguns hormônios na gravidez, que provocam a dilatação dos vasos. O metabolismo fica acelerado durante todo o tempo e a mulher sua mais e sente mais calor.” Veja aqui o que causa esse sensação e confira dicas incríveis para diminuir o calor durante a gestação:

Grávidas sentem mais calor?

É comum transpirar mais durante o início da gravidez, bem como sentir ondas de calor durante o dia e suor noturno, pois nesse período o fluxo sanguíneo e os níveis hormonais aumentam. Com isso, a temperatura do corpo sobe e o suor é produzido para proporcionar o resfriamento. O suor excessivo na gravidez e a transpiração noturna tendem a diminuir ao longo da gestação. Porém, as alterações hormonais no fim da gravidez podem fazer com que estes sintomas apareçam novamente. Normalmente, as regiões do corpo que esquentam mais são a face, o pescoço e o peito. As ondas de calor podem ainda vir acompanhadas de sudorese, tontura e taquicardia.

As ondas de calor na gravidez ocorre com mais frequência no segundo e terceiro trimestres de gestação, podendo se agravar no verão, quando a temperatura do ambiente está mais acentuada.

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Veja algumas dicas para diminuir o calor durante o período de gestação:

Alimentação: Dar preferência as frutas, saladas e proteínas magras, como os peixes – mais leves e fáceis de serem digeridas. Evitar frituras, doces e outras comidas pesadas. Ter cuidado com o consumo excessivo de sal, que favorece a retenção de líquidos.

Hidratação: Manter-se hidratada é muito importante para garantir sua saúde. Sucos sempre ajudam, mas abuse da água – natural e de coco. Leve para todo o canto uma garrafinha de água fresca, pois ela será muito útil.

Atividades físicas: Atividades na água ou à sombra. Caminhadas são uma ótima opção e devem ser feitas em horários quando o sol está mais ameno, como bem cedo, pela manhã, ou no finalzinho da tarde.

Roupas: Tecidos leves, como o algodão e cores claras, ajudam a não reter o calor.

Banho: Tome banhos mornos e frios para aliviar o calor. Evite o uso de sabonete em excesso na pele, pois ele pode ressecá-la.

Recursos terapêuticos: Massagens como a drenagem linfática diminuem o inchaço normal durante a gestação, que é potencializado durante o verão.

Relax caseiro: Ao chegar em casa tome um banho frio ou morno, prepare um ambiente fresco com a ajuda de ventilador ou ar condicionado, pegue um copo d’água bem gelado e deite-se com as pernas para cima.

Evitar sair debaixo do sol forte e fazer sempre uso do protetor solar, principalmente, por conta das famosas manchas de pele que podem aparecer com a gravidez. Não ficar muito tempo em pé ou sentada e estar sempre atenta: episódios de pressão baixa podem ser comuns no calor.


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