Fase da Lua Influencia no Parto?


Será que fase da lua realmente pode influenciar no parto? Embora não haja nenhuma confirmação científica para o caso, alguns estudos em procriação acreditam na tese e muitos confirmam que a mudança da lua pode interferir o trabalho de parto. No entanto, vários especialistas admitem que há um número grande de nascimentos nos dias de virada ou durante a fase da lua cheia. Uma coincidência inexplicável e quase mística que é tratada com desdém pela comunidade científica por causa da falta de comprovação. Confira nosso conteúdo a seguir e veja se a fase da lua influencia no parto!

Influência da lua no parto

No tentamento de uma explicação para o fenômeno, alguns especialistas da saúde dizem que, por tradição, os ciclos menstruais da mulher são contados pelo sistema do mês lunar, com somente 28 dias. A gravidez também obedece o mesmo ciclo. Em média, são contados nove ciclos da lua e não nove meses completos, desde a fecundação até o momento predito do parto. Mesmo ainda sem confirmações sobre a influência da lua sobre o nascimento de bebês, é certo que ela é eficaz de favorecer alterações em elementos da Terra. Os mais visíveis dizem respeito aos elementos espontâneo, como a água das marés e os ventos atmosférico, então pode-se imaginar que ela atuaria sobre o líquido amniótico, impulsionando o início do trabalho de parto.

Mudança de Lua

Cada fase da Lua dura de 7 a 8 dias, sendo que o ciclo total demora em média 28 dias para ser completado. Na Lua Nova, a face iluminada pela Lua é a oposta àquela observada da Terra, e visualizamos a Lua um pouco apagada. Na Lua Crescente, vemos da Terra somente uma parte da face iluminada. Na Lua Cheia, o Sol ilumina totalmente a face voltada para a Terra e é quando a Lua fica mais clara. E finalmente, na Lua Minguante observamos da Terra iluminado apenas o lado oposto ao que nós víamos na Crescente. Acredita-se que a modificação das fases exerça uma  força magnética em tudo que há sobre o globo terrestre, e isso contém os seres humanos, e consequentemente as grávidas também. O calendário lunar tem ligação direta nos partos, como você verá adiante.
fase da lua influência no parto?

Calendário Lunar

Uma gestação tem a duração basicamente de 280 dias: 40 semanas de 7 dias ou 10 meses lunares de 28 dias). Do 1º ao 8º mês passam 32 semanas de gravidez, faltando somente o nono mês lunar que irá da 33ª até a 36ª semana. O 10º mês, que é o último mês lunar, irá da 37ª à 40ª semana. Se fizer as contas as 40 semanas e 7 dias de gestação, consideradas como os nove meses de uma gestação normal, correspondem aos 280 dias. Se forem vistos 10 meses lunares de 28 dias, também serão 280 dias.

Essa técnica de contagem das luas é muita antiga, era assim, que as pessoas antigas contavam os dias de gestação. Para calcular a data do parto, deve saber qual a lua que estava na data da nossa última menstruação, e depois deve contar 10 luas iguais, contendo a da concepção, ou contar 9 depois. As pessoas antigas acreditam que nas fases de lua cheia e lua nova, existe uma força maior para o centro da terra, o que eleva a pressão pélvica e, portanto, as contrações, tal como influencia o vento e as marés.

As fases da lua e o sexo do bebê

Em torna dos mistérios da lua existem ainda a crença que as diferentes fases determinam o sexo do bebê, as meninas são concebidas nos quartos crescentes e os meninos são mais concebidos nos quartos minguantes.


•••