Esqueceu a vacina do bebê?


O calendário de vacina do bebê começa ainda no hospital em que ele nasceu, e o acompanhará piamente até os quatro anos de vida. Através delas são injetados vírus que o protegerão de possíveis doenças e vírus, salvaguardando-o, uma vez que ao nascer o organismo dele não tem condições para combatê-las sozinha. É essencial que ele receba todos os cuidados necessários para ter um desenvolvimento forte e saudável, combatendo o risco dele ficar doente e outras complicações mais sérias.

Esqueci a vacina do bebê, e agora?

Não tem problema. Não existe um prazo de vencimento para as vacinas. Estipula-se uma média frequência entre elas, mas nada que interfira na saúde do seu bebê. É importante estar atento ao calendário de vacinas e não perder nenhuma data. Contudo, se acontecer de não ter mais a vacina, ou passar alguns dias do prazo estipulado é só se encaminhar assim que lembrar nos postos de saúde onde o seu filho fora cadastrado.

Uma nota importante: as vacinas do bebê costumam ser dadas no período da manhã, das 7h às 11h. Isso se dá porque se o bebê tiver alguma reação, dará tempo da mãe consultar o pediatra ainda naquele dia, não esperando o intervalo da noite. Quanto mais cedo você levar o bebê, mais segurança você terá.

Vacinas que o bebê deverá tomar

– Ao nascer: Vacina BCG (dose única) que evita a formas agressivas de tuberculose. É a vacina que deixa a cicatriz no braço que cada um de nós temos e a Vacina Hepatite B, sendo essa a primeira dose, devendo ser reposta posteriormente.

– 02 meses de vida: Vacina VIP (1ª dose) que protegerá contra poliomielite, Vacina VORH (1ª dose) que o protegerá contra o rotavírus, Vacina Pentavalente (1ª dose) contra difteria, tétano, coqueluche e meningite e Vacina Pneumocócica (1ª dose) contra pneumonia, otite e meningite.

– 03 meses de vida: Vacina Meningocócica C (1ª dose). Proteção contra meningite meningocócica.

-04 meses de vida: Vacina VIP (2ª dose), Vacina Pentavalente (2ª dose), Vacina VORH (2ª dose) e Vacina Pneumocócica 10V (2ª dose).

vacina do bebê

– 05 meses de vida: Vacina Meningocócica C (2ª dose).

– 06 meses de vida: Vacina VOP (3ª dose) e Vacina Pentavalente (3ª dose).

– 09 meses de vida: Vacina contra a Febre Amarela (dose única).

– 12 meses: Vacina Pneumocócica C (reforço), Vacina contra a Hepatite A (dose única) e Vacina Tríplice Viral (1ª dose) que protege contra sarampo, síndrome da rubéola congênita, sarampo e caxumba.

– 15 meses de vida: Vacina Pentavalente (4ª dose), vacina VOP (4ª dose) e Vacina tetra viral.

– 04 anos de vida: Vacina DTP (2ª dose) e Vacina Pentavalente (5ª dose)

Observação importante: Esse é o calendário oficial de vacinas que são gratuitas, aquelas dadas em posto de saúde. No meio tempo, você verá campanhas, como a da Vacina da Gripe, e a do H1N1, por exemplo. Se seu filho de encaixar nos requisitos, ele também deverá ser vacinado, mesmo que as vacinas estejam atrasadas. As campanhas costumam acontecer em épocas chaves (junto com o inverno, por exemplo) e são sempre comunicadas através de noticiários, rádio e TV, com a duração de um mês, em média.


•••