Escolhendo o obstetra


É preciso fazer uma boa pesquisa antes de escolher o obstetra. Ele acompanhará a gravidez do início ao fim e, por isso, a decisão não pode ser rápida. Deve haver uma conexão pessoal entre o profissional e a grávida, pois ele precisa passar confiança e segurança para a futura mamãe.

A qualidade técnica do profissional é de extrema importância, mas você não pode estar presa a isso. Não adianta nada ter um obstetra excelente se ele não passar confiança para você. E a qualquer momento ele pode agir de uma maneira que lhe desagrade. Nesse momento não hesite em trocar de profissional. Veja o que você deve levar em consideração antes de fechar com um obstetra.

Escolhendo o obstetra

• Pesquise entre conhecidos e familiares informações sobre os obstetras da sua cidade. Anote aqueles que mais são citados.
• Veja se ele está registrado no Conselho Regional de Medicina.
• Converse com as mulheres que já tiveram que contratar um obstetra – familiares e amigas – e pergunte-as em que você deve focar na hora de procurar por profissionais.
• Avalie a disponibilidade do obstetra. Ele deve estar aberto para lhe atender, principalmente, é claro, no período do seu parto.
• Certifique-se de que ele é simpático e atencioso. Você passará muito tempo com ele, e em situações importantes para sua vida, portanto não escolha alguém sem empatia nenhuma.
• Converse com ele sobre seu plano de parto. Se você deseja fazer um parto normal, procure saber qual a opinião dele sobre esse assunto. É essencial que ambas as visões estejam coadunadas.

Muitas grávidas ficam em dúvida se procuram por profissionais homens ou mulheres. Na verdade isso não tem relação alguma com o que realmente importa, como o conhecimento da área e o tratamento com o cliente.

Cada profissional é único, e é por isso que você deve atentar para sua personalidade. Não basta ele ser um bom profissional, ele precisa ser um bom obstetra para você. Escolha aquele que combine contigo. Saiba agora o que avaliar em três aspectos fundamentais para o parto: o profissional, a equipe e o ambiente.

escolhendo o obstetra

O profissional

Faça uma avaliação do obstetra. Pesquise sobre sua formação e sua ligação com a profissão. Se ele gosta do que faz certamente é dedicado. E profissionais assim geralmente participam de congressos e eventos sobre sua área. Procure por pacientes e converse com elas se estiver em dúvida. Avalie também sua imagem pessoal, como a apresentação e a higiene, pois se ele é um bom profissional mantém uma boa aparência.

A equipe

Conheça todos os profissionais que irão participar do seu parto. Converse com eles, pois isso lhe dará mais segurança. Analise se a recepcionista e seus assistentes refletem a forma como ele trabalha. Se eles são cordiais e atenciosos significa que prezam pelos clientes.

O ambiente

Só decida por um obstetra depois que avaliar bem seu ambiente de trabalho. Veja se o ambiente é limpo e organizado. Os espaços do consultório devem ser tranquilos e agradáveis. Esses fatores estão diretamente ligados ao bem-estar do seu bebê. Conheça também o hospital em que seu parto será feito para ir se acostumando com o lugar.


•••