Entenda o exame de Espermograma


O espermograma é um exame laboratorial que analisa a qualidade do sêmen do paciente. É fundamental para verificar a capacidade reprodutiva dos homens, pois analisa de uma só vez a quantidade e de certa forma a qualidade do espermatozoide para fertilizar um óvulo. Deve ser colhido pela manhã, no laboratório, hospital ou no domicílio, quando autorizado pelo especialista. Apesar de várias vezes apontar para outros fatores da saúde reprodutiva masculina, como as condições da próstata, por exemplo. Entenda os procedimentos a seguir do exame de espermograma!

Como é feito o espermograma?

A coleta é feita através da masturbação, para tanto os laboratórios favorecem estímulos visuais: como filmes e revistas. Na hora da coleta, é fundamental que o paciente ejacule dentro do frasco e não faça uso de lubrificantes, pois essas condições prejudicar no resultado do exame. Esse material é enviado ao laboratório, onde é feita uma avaliação descritiva do sêmen, enfatizando especialmente a motilidade (ou seja, a capacidade de se mover) e a morfologia (características físicas) do espermatozoide. Primeiramente eles avaliam as condições físicas do sêmen, como o volume, viscosidade, liquefação, coloração e pH (medida que termina a acidez de um material).

Então, a análise se torna microscópica, verificando a concentração de espermatozoides, qual a motilidade total e progressiva, a vitalidade desses gametas e se está tudo certo com sua estrutura. Também são medidas as quantidades de leucócitos no esperma (células de defesa do nosso corpo) e de compostos como ácido nítrico e frutose. Geralmente os especialistas pedem duas coletas, com intervalo de 15 dias, para que se possa comparar ambos os resultados. Caso as análises deem resultados muito diferentes, um terceiro exame é pedido para tirar a teima.
Entenda o Espermograma

Recomendações importantes

Para que o exame aconteça corretamente o homem deve:

  • Não ter relações 5 dias antes da coleta;
  • Antes da coleta, lavar muito bem as mãos e o órgão genital;
  • Alguns médicos pedem para que seja feito em jejum, para um resultado mais fidedigno;
  • A coleta não deve ser feita em casa para evitar alguma contaminação.

Os laboratórios não aceitam o esperma que não tenha sido colhido na própria clínica e não é indicado que o esperma seja colhido depois do coito interrompido e nem através do preservativo e é indispensável que a hora da sua coleta seja anotada.

O que significado resultado do espermograma?

Os resultados do espermograma mostram como está a fertilidade do homem, ou seja, se seus espermatozoides estão em condições de chegar com vida ao óvulo nas trompas da mulher, depois do ato sexual. Ele inclusive pode trazer a suspeita de que existem outros problemas em órgãos reprodutores masculinos, especialmente na próstata.

São verificados fatores macroscópicos, como o volume, viscosidade, liquefação (quanto tempo o material demora para ficar líquido), coloração e pH do sêmen, e inclusive quesitos microscópicos, que contêm a concentração de espermatozoides, motilidade (capacidade de locomoção) espermática total e progressiva, vitalidade espermática e morfologia dos gametas.


•••