Ensinando a criança usar o penico


Você não ver a hora de seu filho deixar logo as fraldas, né mesmo?Afinal vai parecer um sonho não ter mais necessidade de trocar fralda a toda hora, sem falar na economia. Assim como a chupeta, a fralda é um item um pouco difícil de eliminar da vida dos bebês. O hábito acaba fazendo com que eles se acostumem com o fato de fazerem suas demandas na fralda. Para ensiná-los que o lugar certo das suas necessidades é na privada, é necessário ter bastante calma, paciência. Acompanhe nosso conteúdo e veja a seguir como ensinar a criança usar o penico!

Métodos para ensinar a criança usar o penico

Precisa ter certeza de que a criança está pronta

Existe uma ideia mais ou menos generalizada de que a idade certa para tirar a fralda da criança é por volta dos 2 anos. Mas cada pessoa é diferente e, assim como elas aprendem a andar em momentos diferentes, a hora ideal para aprender a fazer xixi e cocô no penico ou na privada pode variar muito. Há algumas crianças que só ficam preparadas para começar o desfraldamento quando têm mais de 3 anos. Se achar que seu filho não está pronto, enfrente à pressão da família e da escola, ou então faça uma tentativa sabendo que é possível que tenha de voltar atrás antes que o estresse se instale.

Compre o que for necessário

*Cadeira com peniquinho (do tipo ao nível do chão). Se os pés alcançam o piso quando estiver sentado no peniquinho, seu filho pode fazer força e ainda ter sensação de segurança. Ele também pode sentar e levantar sempre que quiser.
*Suas guloseimas favoritas (tais como saladas de frutas, biscoitos salgados e doces) podem ser utilizadas como gratificação.*Figurinhas ou estrelas adesivas como presentes.
usando penico

Deixe seu filho se acostumar ao penico

Acostume seu filho a se sentar no penico uma vez por dia, mesmo que ainda sem tirar a roupa. Escolha um momento em que ele costuma fazer cocô, depois do café da manhã, depois do almoço ou antes do banho. Se ele não quiser se sentar, calma. Nunca force a criança a sentar no penico, nem a segure. E não force a barra se seu filho estiver apavorado. As consequências no futuro podem ser bem ruins, especialmente por causa da prisão de ventre. Caso a criança resista a se interessar no desfraldamento, o melhor é esquecer o assunto por algumas semanas, e depois fazer uma nova tentativa. Nessa fase, não é necessário nem explicar muito para que serve o penico. O objetivo é só acostumá-lo ao objeto.

Incentive seu filho

Impulsione a criança a utilizar o penico sempre que tiver vontade de fazer suas necessidades. Deixe bem claro que basta que você poderá levá-la ao banheiro. Se der, aproveite uma época de calor, que é mais oportuno para o processo, e deixe-a circular pelada, com o penico bem à vista. Diga a seu filho que ele pode utilizar o penico quando quiser, e o lembre de vez em quando. Mas tome cuidado: não adianta ficar levando a criança de hora em hora ao banheiro. Você tem que ensiná-la a pedir. Senão, na primeira oportunidade em que você esquecer de levá-la, ou estiver fazendo outra coisa, o xixi vai escapar na roupa mesmo. A comunicação e o controle do esfíncter (que variam, dependendo da maturidade de cada criança) são essenciais para o processo de desfraldamento.

usando penico

Troque seu filho após os acidentes

Troque seu filho tão logo seja possível, mas mostre-se compreensiva. Diga a ele algo como “você queria fazer xixi no penico, mas fez na roupa; sei que incomoda porque gosta de ficar seco, logo melhorará”. Se você sentir necessidade de criticar, limite a crítica a uma leve desaprovação verbal e use-a em raras ocasiões (por exemplo, “as crianças grandes não fazem xixi nas calças”, ou mencione o nome de outra criança que seu filho gosta e que já sabe usar o banheiro); a seguir, troque a fralda ou coloque calças plásticas de forma tão prazerosa quanto possível e sem irritar-se. Evite o castigo físico, os gritos e os resmungos. A pressão ou a força podem fazer com que uma criança de 2 anos de idade deixe de cooperar completamente. Não mantenha seu filho molhado ou sujo como forma de castigo.

Comece a fazer o desfraldamento noturno

Mas só quando a criança estiver preparada. Pode demorar anos até. O organismo da criança demora muito para ser capaz de despertá-la se for necessário fazer xixi no meio da noite. O que você pode fazer é tentar reduzir a quantidade de líquido que seu filho toma antes de dormir, e dizer a ele que chame você se for necessário ir ao banheiro durante a noite. Só se aventure a tirar a fralda noturna quando, por várias noites seguidas, a fralda tiver amanhecido completamente seca. E saiba que, mesmo que tudo dê certo, um xixi na cama ou outro fazem parte da infância.


•••