Dieta Infantil


É normal que a criança quando pequena prefira alimentos como doces e guloseimas que é o que mais lhe chamam atenção, de que alimentos saudáveis, porém desde pequena a criança deve compreender o que é bom para uma alimentação saudável, daí a importância que ela siga uma dieta infantil, mas estas devem ser incentivadas pelos pais, se alimentos saudáveis lhes forem oferecidos ela crescerá sabendo exatamente seguir a dieta infantil, uma forma de estimular a criança a comer alimentos saudáveis é usar a criatividade nos pratos, como montar figuras de modo que chame a atenção da criança.

Dicas sobre dieta infantil

 

Existe uma grande variedade de alimentos, mais é muito importante que a criança conheça o que realmente é bom para uma alimentação saudável, dessa forma ela terá um crescimento contínuo e cheio de saúde. A dieta infantil é perfeita, pois faz com que a criança seja sempre beneficiada e terá mais energia. Um pouco de esforço pode contribuir para a criança ter uma alimentação balanceada, busque por cardápios bem elaborados e divertidos. Busque formar pratos decorativo de acordo com a alimentação do seu filho.

dieta infantil frutas

Cardápio para uma dieta Infantil

Café da Manhã

  • Alimentos que sejam fonte de cálcio, o leite e seus derivados são a melhor escolha;
  • Carboidrato, comer pães e cereais;
  • Vitaminas e fibras, fazer sempre um suco natural a base de frutas;

Lanche da Manhã

  • Uma fruta ou um iogurte;

Almoço

  • Legumes e verduras, perfeitos para as crianças, pois é fonte rica em minerais, vitaminas e fibras;
  • Arroz integral, por conter carboidratos que vão dar energia para o resto do dia;
  • Carne magra, podendo ser peixe, frango e filé bovino, sem gorduras e grelhados;
  • Suco de frutas natural, com a preferência de serem tomados após comer;

Lanche da Tarde

  • Suco natural de frutas, ou então uma vitamina usando leite integral com frutas
  • Iogurte natural de frutas com cereais;
  • Pão com queijo minas;

Jantar

  • O mesmo do almoço ou uma sopa de legumes com carne cozida;

Ceia

  • Leite quente e iogurte com cereais.

 

Alguns restaurantes estão buscando fazer alterações em seus cardápios com o intuito de oferecer algo que esteja de acordo com uma dieta infantil, como é o caso da rede de fast food Mc Donald’s, onde seu cardápio passou por algumas mudanças, tendo como seu primeiro produto modificado o Mc Lanche Feliz, que além de reduzir em média 20% de seu valor calórico, o que quer dizer que o Mc Lanche feliz passará a ter 600 calorias a menos em relação ao que era oferecido, será feito também uma substituição de mais da metade da porção de batatas fritas por maças sem adição de açúcar, outro objetivo é reduzir a quantidade de sal e açúcar em pães, nuggets e ketchup, No entanto a previsão para tal mudança, está programada para iniciar em setembro, nos Estados Unidos.  Embora que alguns restaurantes tenham feito algumas modificações em seus cardápios, esta é uma função dos pais, oferecer uma dieta balanceada aos seus filhos, passando para eles que comer fora pode ser saudável e divertido.

incentivando a dieta infantil

Hábitos para uma dieta infantil

  1. É importante que a criança faça de cinco à seis refeições diariamente (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) em locais apropriados e horários determinados.
  2. Não deixe guloseimas ao alcance das crianças, estas não devem ser proibidas, mas sim controladas, não entregue um pacote inteiro de biscoito recheado na mão da criança, assim ela vai achar que poderá comer a quantidade que bem quiser, pegue uma pequena quantidade e coloque em um recipiente a parte para a criança.
  3. Limite ao máximo o consumo excessivo de salgadinhos, frituras, refrigerantes, doces e guloseimas. Podendo ser limitados o consumo destes a uma vez por semana.
  4. Sempre tenha em casa legumes, verduras, saladas, frutas, iogurtes, cereais matinais e sucos, está é uma forma de incentivo.
  5. Fazer com que refeições fracionadas virem rotinas, ajuda a diminuir o volume de alimentos ingeridos nas refeições principais.
  6. Para estimular as crianças a ingerir saladas cruas, você pode acrescentar alguns complementos como atum, queijos magros ou presunto de peito de peru. Monte pratos bem coloridos e variados, a modo que fiquem atrativos aos olhos da criança.
  7. Substitua aos poucos produtos refinados por produtos integrais.
  8. Substitua refrigerantes por sucos naturais, evite que a quantidade liquido ingerido junto das refeições, seja maior que 250 ml.
  9. Busque não adoçar os sucos, assim a criança criará o hábito de tomar o suco sem precisar deste complemento.
  10. Nunca ofereça doces e guloseimas como recompensa.
  11. Não admita que as refeições sejam feitas diante do computador ou da TV.
  12. Não insista que a criança raspe o prato, quando esta alegar que já está satisfeita, como também o hábito de repetir deve ser evitado.
  13. Elogie seu filho se observar que ele está seguindo de maneira correta a forma de se alimentar, você pode oferecer prêmios a cada nova conquista, mas estes prêmios não devem de forma alguma estar ligado a comida.
  14. Se observar que a criança ganhou peso, você pode ir diminuindo aos poucos a quantidade dos alimentos.
  15. No máximo uma vez por semana você pode convidar o seu filho para comer em fast-foods, mas o incentive a substituir refrigerantes por sucos, ou até mesmo comida japonesa ao invés de pizza e hambúrguer.
  16. Faça com que a criança lhe acompanhe ao supermercado ou hortifruti para que ela possa despertar a vontade e faça a escolha de alimentos saudáveis.

estimulando a dieta infantil

É importante que desde a infância a criança entenda o que é bom para a sua saúde, pois é o bom funcionamento do organismo com uma boa dieta infantil que irá resultar em benefícios para a saúde da mesma, sendo essencial para que ela cresça de maneira sadia e pura.


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