Cuidados quando o bebê começa a engatinhar


De maneira geral, os bebês começam a engatinhar entre 6 a 8 meses de idade. Isso significa que, um pouco antes desse tempo, você deve tomar algumas providências para eliminar os riscos que a residência pode oferecer ao pequeno enquanto ele engatinha. Entre os principais cuidados que você deve ter, estão os cuidados relacionados aos objetos e móveis pontiagudos espalhados pela casa, além dos produtos de limpeza e químicos, que devem ser colocados em um local seguro. Quer saber quais são os principais cuidados quando o bebê começa a engatinhar? Então, fique de olho nas dicas que temos para você nesse post! Veja abaixo:

Cuidados que você deve ter quando o bebê começa a engatinhar

1) Cuidados para evitar queimaduras
O bebê vai engatinhar pela casa toda, portanto, você deve adotar cuidados em relação às panelas e comidas quentes em cima de mesas e pias. Evite deixar qualquer coisa que possa ferir a criança em locais acessíveis e deixe sempre os cabos das panelas virados para dentro. Além disso, vigie sempre o bebê para evitar que ele engatinhe por perto do forno, por exemplo. Se necessário, opte por um fogão que possua uma porta pesada para abrir o forno.

2) Cuidados para evitar acidentes no automóvel
É imprescindível usar a cadeirinha de bebê, como prevê o Código de Transito brasileiro, para garantir a segurança do pequeno. Certifique-se de comprar a cadeirinha adequada para a idade e peso do seu bebê e instalar o acessório de maneira adequada no carro para não ter transtornos. Instale a cadeirinha no banco de trás e posicione o equipamento virado de costas, de acordo com o manual de instruções do fabricante.

3) Cuidados para evitar acidentes em casa
Os móveis pontiagudos, como cadeiras, mesas e mesinhas de centro, entre outros, devem ser colocados em um local estratégico da casa para que não ofereça riscos à saúde do bebê. Afinal, ele vai engatinhar por todos os cantos e, como ainda não aprendeu a andar direito, pode ter problemas como se cortar ou machucar a cabeça batendo em móveis pontiagudos. De forma geral, precisa os móveis com bordas arredondadas.

bebê começa a engatinhar

4) Cuidados para evitar problemas com químicos
Você não quer que o seu bebê enfie água sanitária ou sabão em pó na boca, não é mesmo? Então, lembre-se sempre de guardar os produtos de limpeza e os químicos em algum lugar onde a criança não tenha acesso. De preferência, coloque esses produtos em um lugar bem alto, no qual seja impossível o bebê entrar em contato.

5) Cuidados para evitar acidentes no trocador
Se o seu bebê já está engatinhando, então todo cuidado é pouco. Sempre que for colocar a criança no trocador, não tire os olhos dela e sempre mantenha uma de suas mãos no bebê. Para ajudar, coloque tudo o que você vai precisar por perto.

6) Cuidados para evitar acidentes elétricos
Invista em protetores de tomadas, esconda os fios elétricos e mantenha os aparelhos eletrônicos fora da tomada, bem longe do alcance do bebê. Isso, com certeza, vai evitar grandes problemas, já que as crianças são curiosas e podem, por exemplo, querer enfiar o dedo na tomada.

7) Cuidados para evitar acidentes no berço
O berço é o local no qual o bebê fica boa parte do seu tempo, seja dormindo ou brincando. Então, é importante que esse local ofereça 100% de segurança. Para isso, instale as grades de forma correta e evite acessórios muito volumosos dentro do berço. Além disso, retire os penduricalhos, abaixe ao máximo o estrado e mantenha as grades do berço sempre travadas e erguidas, mesmo quando o bebê não está nele.


•••