Cuidados quando o bebê começa a andar


Antes de o bebê começar andar é muito mais fácil controlá-lo, pois ele está sempre com você, sendo protegido dos tombos da vida. Por volta de 1 ano de idade, o bebê começa a criar sua primeira independência, a dar seus primeiros passinhos rumo a liberdade. E é aí que muitas mães não sabem como lidar perfeitamente com essa situação, principalmente as mães de primeira viagem.

É extremamente importante tomar alguns cuidados para não colocar a saúde do bebê em risco, mas também deve-se ficar alerta para não prejudicar o crescimento do seu pequeno. Deve deixá-lo vivenciar algumas experiências necessárias para que ele possa crescer sem medo e confiante. A confiança é tudo, você precisa ensiná-lo que ele pode dar aquele passinho com cautela que não vai lhe causar nenhum mal, pelo contrário, você deve incentiva-lo, com muita paciência, amor e carinho.

Quando o bebê começa a andar

1 – Não demonstre insegurança ao seu filho, exemplo, se seu bebê estiver prestes a cair do sofá, mas em baixo tiver uma superfície fofa, como um colchão, que você sabe que não oferece perigo nenhum ao seu filho, deixe-o cair e não se preocupe, não faça cara de assustada para não assustá-lo, para que ele não sinta que aquilo que está fazendo é errado. Deixe-o viver o momento e suas curiosidades, com cuidado.

2 – Por volta de 1 ano de idade, seu filho já começa a entender a linguagem dos sinais, por isso, converse com ele, explique o que pode e o que não pode. Quando são pequenos, eles esquecem muito facilmente e você tem que repetir várias vezes, mas tenha paciência, não é no grito que seu pequeno vai aprender e sim no carinho, afeto e atenção.

3 – Não utilize o andador. Além de oferecer riscos ao bebê, o andador retarda a autonomia do bebê. Se você deseja facilitar a vida do seu bebê e incentivá-lo a andar, pegue nas mãozinhas e vai dando passinhos curtos com ele. Com você por perto ele tem mais confiança. Mas saiba: cada bebê tem seu tempo, forçá-lo aprender a andar é muito prejudicial, pode até retardar o processo. Você deve buscar alternativas saudáveis para esse momento.

Exemplo: afastar os brinquedos prediletos do seu pequeno fará com que ele sinta a necessidade de ir atrás, neste momento ele pode tentar andar e você precisa estar por perto para perceber seus movimentos e ajudá-lo se precisar. Mas deixe-o tentar, é tentando que se aprende.

cuidados quando o bebe comeca a andar

4 – Cuidados e prevenções: Janelas sempre com rede de proteção para evitar quedas, grade de proteção ou portão nas escadas, para prevenir que seu bebê não caia e sofra lesões. Cuidado com objetos pequenos, ele pode engolir. Cuidado com materiais de limpeza, ele pode colocar na boca e ingerir, prejudicando seu estômago. Coloque sempre no alto, e outros materiais que oferecem perigo ao seu bebê.

Cozinha é um ambiente com um risco grande ao bebê, por isso, esteja sempre por perto para não acontecer acidentes, não precisa trancar a porta da cozinha, mas deixe os talheres sempre guardados e nunca cozinhe com seu filho nos braços.

Fora de casa a atenção deve ser redobrada. Parquinhos, piscinas e elevadores, são lugares em que deve-se tomar muito cuidado. Nos parquinhos, deve-se sempre estar por perto, porque quando o bebê começa a andar ele quer explorar tudo e aí que mora o perigo.

Não precisa também ficar segurando o braço do seu filho toda à hora, mas fique em alerta o tempo todo.


•••