Como usar manta para segurar o bebê


Ao contrário do que muita gente pensa, a manta ainda é uma peça fundamental para o bebê. Ao invés de trazer calor e desconforto, como essas pessoas alegam, a manta aquece e garante mais estabilidade da criança no colo.

Algumas mães vestem seus filhos com roupas leves e até mesmo finas. O bebê vai estranhar e, em alguns casos, até chorar com o desconforto. Isso acontece por um motivo simples: na barriga da sua mãe ele não tinha tanto espaço “livre”. Muito pelo contrário. É por isso que com uma manta ele se sente mais seguro e acalentado. Mas você sabe como deve enrolar o bebê na manta? É sobre isso que falaremos nesse artigo. Leia abaixo algumas dicas para manter seu filho aquecido e confortável.

Como usar a manta para segurar o bebê

1º Passo: Preparação da manta
A manta precisa ser grande e quadrada, com um tamanho de, mais ou menos, 1,20 x 1,20 m. Estenda a manta na sua frente de modo que ela forme um losango. Faça da seguinte maneira: “quebre” a ponta superior, dobrando cerca de 40 cm. O bebê será colocado em cima dessa dobra.

Se estiver utilizando uma manta mais grossa, você pode pegar a ponta da extremidade superior e trazer até à ponta de baixo. A manta então ficará em forma de “V”. Então você já poderá posicionar o bebê em cima dela.

2º Passo: Enrolando a manta sobre o bebê
Coloque a criança em cima da manta, com sua cabeça acima da extremidade superior. Primeiramente certifique-se de que seus braços estão posicionados abaixo e encostados no corpo. Então você enrolará o lado esquerdo, puxando a manta até as costas da criança. Em seguida o processo é feito igualmente com a parte direita.

como usar a manta para segurar o bebe

Você notará que abaixo da criança sobrou uma parte grande de tecido. Ela deverá ser presa na “gola” da criança, pela parte da frente. Essa sobra também pode ser dobrada antes da parte direita, que “fechará” a criança, como um charuto. Teste e descubra de qual maneira você faz melhor.

O bebê deve estar firme na manta, como em um casulo. O tecido tem que estar justo para que o bebê não mexa os braços. Só tenha cuidado para não apertar muito, pois ele pode se sentir desconfortável.

Até quando utilizar a manta?

Isso varia de caso para caso, mas, normalmente, um bebê utiliza a sua manta até seu segundo ou terceiro mês de vida. Faça um teste: tire a manta quando achar que ele já não precisa dela. Se ele se mostrar incomodado e chorar com frequência, deixe-o enrolado por mais uns dias.

É possível notar quando a criança não quer mais a manta. Ela dará sinais, por exemplo, tentando mexer os braços. Mas até isso acontecer é preciso manter a manta justa para ela não agitar os braços.

Cabe aqui uma observação. Muitas vezes a criança é enrolada em sua manta, mas mesmo assim parece estar incomodada. Em alguns casos o bebê até chora. Nessa situação é necessário consultar o pediatra, pois ele pode estar com outro problema.


•••