Como se adaptar a rotina escolar do seu filho? 


Você que é mãe já parou para pensar sobre o momento em que irá colocar o seu filho na escola pela primeira vez? Pois bem a adaptação da rotina escolar de um filho no colégio pela primeira vez não é nada fácil e acaba sendo muito complicado para a mãe que acaba sofrendo mais que o filho.

Por mais que seja por pouco tempo, é uma mudança difícil, pois aquela é a primeira vez em que a criança está se separando dos seus pais, da sua casa e dos seus brinquedos. De repente a criança estará em um ambiente onde as pessoas são estranhas ao seu convívio, os costumes e regras também são diferentes das quais estava acostumada em sua casa, além do medo que existe nos pais, pois sabem que o seu pequenino estará boa parte do dia com pessoas que eles não conhecem, como os coleguinhas da turma, e os professores. Mas, não tem muito o que fazer, é tentar se adaptar a está mudança. Confira a seguir dicas para você e o seu filho conseguirem adaptar-se a rotina escolar.

Como se adaptar a rotina escolar

– Tente ter disponibilidade pelo menos de alguns minutos para poder estar com o pequenino nesse primeiro momento. Isso ajudará a criança a ter confiança no novo ambiente e com o tempo ele começará a gostar da rotina escolar.

– Leve algo para escola junto com a criança, como por exemplo, um brinquedo ou algum outro objeto que ele goste isso o deixará mais feliz.

– Leve a criança para comprar os materiais da escola junto com você. O material escolar geralmente sempre tem personagem de desenho e vai chamar atenção da criança, além da vontade de pegar aquele objeto, é nesse momento que você olha para criança e diz que aquelas coisas são para ela usar apenas na escola, com toda certeza a criança vai sentir vontade de ir à escola.

como se adaptar a rotina escolar

Rotina escolar

– Se você prometer algo ao seu filho cumpra. Se prometer que vai ficar esperando na portaria, esteja lá, se prometer que volta rápido para busca-lo, volte rápido, essas promessas que são cumpridas fará com que a criança tenha confiança e comece a se acostumar àquela rotina escolar, porque no final ela sempre sabe que você vai voltar.

Mais sobre a rotina escolar

– Você vai precisar deixar a emoção de lado e agir com a razão, pois terão momentos em que o seu filho vai chorar e com certeza isso vai te doer, mas de uma forma tranquila tente passar para o seu filho que aquela etapa da vida dele é muito importante para ele e que você está ali para ajuda-lo a superar esse momento difícil.

– Por mais complicado que seja o momento em que o seu filho fica na escola, você precisa não pensar sobre isso durante esse tempo, poderá te atrapalhar nas tarefas diárias. Mantenha a calma, foque em outra coisa. É um tempo curto que a criança vai estar na escola e logo você estará com ela novamente.

A interação entre você, o seu filho e as pessoas que envolvem o colégio é muito importante, afinal boa parte do tempo seu pequenino estará lá. Se o seu filho tiver alguma dificuldade, em comer algo, ou qualquer outro problema, não se esqueça de avisar ao professor, isso vai ajuda-lo a lidar com a criança de forma que a rotina escolar se torne algo prazeroso.


•••