Como preparar os mamilos para amamentação


Fazer massagens diárias, com óleo apropriado para o corpo, por cerca de dez minutos, contribui para ativar a circulação e promove uma maior resistência do bico do peito. Um dos exercícios mais conhecidos é a manobra de Hoffmam, que é a maneira de puxar a pele das aréolas juntamente com os polegares para o lado (uma para o lado direito e outro para o lado esquerdo) na sequência para cima e para baixo, repetindo o exercício várias vezes ao dia. Mas esse exercício só é preciso se o médico considerar necessário, uma vez que, mudanças hormonais que acontecem durante os nove meses de gestação já prepara os mamilos para o aleitamento.

Dicas para preparar os mamilos para amamentação

 

Os primeiros dias após o parto é muito importante para a produção e a descida do leite, que deverão continuar até pelo menos seis meses. O auxílio de uma pessoa mais experiente pode contribuir bastante. Entre o segundo e quarto dia as mamas ficam muito cheias, então a mamãe deve providenciar um sutiã firme e bem ajustado, que deverá ser utilizado nos primeiros três meses de amamentação.

É importante que a mamãe saiba que quando o parto é cesárea, e que de certa forma não teve a entrada de trabalho de parto, apresentam uma maior dificuldade de iniciar a produção e descida de leite. O que não impede a mãe de amamentar, pois logo que o recém-nascido inicia a sucção, acontece a produção do colostro.Preparando os mamilos para o aleitamento

 

Mamilos planos ou invertidos

Há mamas que possuem os bicos retraídos ou invertidos, e se não forem corrigidos com antecedência poderá dificultar a amamentação do recém-nascido. Os mamilos planos não se sobressai da aréola, enquanto que os mamilos invertidos, encontram-se virados para dentro, o que faz lembrar um umbigo. Também existe o pseudoinvertido, que parece invertido, mas quando estimulado com um toque ou com o frio, ele se projeta para fora, embora que os mamilos planos ou invertidos possam apresentar alguma dificuldade para a mãe amamentar estas não devem ficar restringidas diante de uma situação como esta, pois se a criança aprender a fazer a pega de maneira correta, devendo pegar não somente o bico, mas também boa parte da aréola não haverá problema algum, a boca do bebê deve ficar bem aberta, com o lábio inferior voltado para fora o queixo encostado para a mãe, se o mamilo for invertido de certa forma será mais trabalhoso, mas não existe o mamilo certo para amamentar, porque de certa forma, o recém-nascido nunca conheceu nenhum deles. Além de que as mudanças que acontecem na gravidez tendem a fazer com que os mamilos fiquem mais salientes do que de costume. Entretanto, mamilos invertidos se voltam ainda mais para dentro quando os seios ficam cheios de leite, em quadros raros, podem até acontecer de impedir a passagem do leite, mas é muito importante que se faça a tentativa, pois é a única maneira de saber se dará certo, como também buscar orientação médica.

mamilos para amamentação
Se a mulher tiver dúvida sobre o seu tipo de mamilo, poderá fazer um teste simples: usando o dedo indicador e o polegar, de forma que crie um “C” com a mão, aperte a aréola, desse modo se o mamilo se projetar para fora é normal ou pseudo invertido, se nada acontecer ele é plano, e se caso se vire para dentro é invertido. Nos casos de mamilos plano ou invertido, peça orientação médica, onde normalmente ele irá sugerir que a partir do sexto mês você faça o uso de alguns acessórios, que podem ser conchas preparatórias e corretores de mamilos, ou ainda exercícios que facilitam com que o bico do seio se firme.

.

Identificando o mamilo

Normal ou protruso

mamilo normal ou protuso

O bico normalmente fica rígido quando estimulado. Se caso o bico for muito largo, pode ocorrer de o bebê pegar de maneira errada, sugando apenas o mamilo, o que podem causar rachaduras e fissuras. Caso isso aconteça, experimente dar de mamar em outras posições, evitando que o bebê toque a fissura, ou até mesmo tirar o leite e oferece-lo em um copinho.

Plano

mamilo plano

Que não são nem para fora nem para dentro, se a mãe durante a gestação usar conchas preparatórias para formar o bico, pode ajudar a solucionar o problema, Outra forma de ajudar é antes de amamentar, a mãe pincar a aréola com os dedos, também é uma forma de ajudar a formar o mamilo, quando a mama está muito cheia, ela pode parecer plana, tirar um pouco do leite pode fazer com que o mamilo apareça.

Invertido ou pseudoinvertido

mamilo pseudoinvertido

Também conhecido como umbilicado, por ser voltado para dentro, para que o bico apareça aos poucos, a mãe poderá fazer o mesmo procedimento que os mamilos planos, porém, a mãe poderá enfrentar alguns obstáculos, devido o leite não sair com tanta facilidade, embora que o pseudoinvertido tenha a mesma aparência, o bebê mama sem problemas , porque quando estimulado , fica elevado.


•••