Como montar uma Brinquedoteca


Favorecer um espaço à criança para ela se divertir é de grande importância para o seu crescimento e desenvolvimento, além de melhorar noções como organização, espaço pessoal e cooperação. É brincando que seus filhos aprendem mais sobre o mundo, relaciona-se com outras crianças, entram no mundo do faz-de-conta e acabam descobrindo o mundo real. Acompanhe nosso conteúdo e confira a seguir ideias sobre como montar uma brinquedoteca!

Ideias de como Montar uma Brinquedoteca

*Se você puder decidir, a escolher o local bem arejado e bem iluminado.

*Para manter o local organizado o ideal é utilizar caixas, baús e cestos para armazenar os brinquedos.

*Lembrando que é legal você deixar tudo na altura que a criança consiga pegar, brincar e guardar de volta.

*Utilizar cores alegres nas paredes ou paredes neutras e acessórios e móveis da brinquedoteca coloridos.

*Coloque cadeira e mesa do tamanho da criança, para desenhar e se sentar com os amigos.

*Faça um cantinho da leitura, com cabana, almofadas, bichinhos.

*Um local para desenhar na parede, um quadro negro, parede lousa, ou algo do tipo.

*Utilizar tapetes coloridos.

*Não pode esquecer dos livros.

*Piscina de bolinhas para as crianças pequenas.

*Para os maiores Tv e vídeo game.

*Faça um varal para expor os desenhos dos pequenos.

*Se o espaço entre irmãos de idades diferente, cuide bem onde você vai armazenar os brinquedos do mais velho, cuidado com as peças pequenas, coloque numa altura que o grande possa pegar, mas o pequeno não.
como montar uma brinquedoteca

Alguns itens são essenciais para caracterizar uma brinquedoteca

  • O piso, por exemplo, é fundamental; o tipo vinílico é bastante recomendado. De baixo custo, fácil colocação e manutenção, impulsiona a circulação sem sapatos e viabiliza as brincadeiras no chão.
  • Pufes estofados de vários tamanhos, modelos e cores são apropriados tanto para as crianças quanto para o adulto que as acompanha.
  • Vale inserir uma parede lousa e caixas para guardar brinquedos, como bolas, pinos de boliche, cubos e blocos. Crianças de todas as idades usarão o ambiente, no entanto atenção aos brinquedos pequenos ou perigosos!
  • Se o condomínio desejar, poderá instalar um aparelho de som, uma TV com Blue Ray ou disponibilizar TV a cabo com programação exclusivamente infantil
    como montar uma brinquedoteca

Cuidados fundamentais

A preocupação maior deve ser a segurança da criança: objetos pontiagudos, brinquedos quebrados (partidos ou faltando pedaços) e peças pequenas (no caso das crianças menores) devem ser eliminado, para evitar os famosos acidentes domésticos. Também é fundamental que o espaço de brincar seja limpo repetidamente, para evitar alergias e problemas respiratórios, pois brinquedos costumam ter pequenos orifícios que acumulam bastante poeira.

O piso da brinquedoteca deve ser, preferencialmente, emborrachado, que reduz o risco de quedas e amortece o impacto. Tapetes de atividades coloridos são excelentes opções. Para que seja um local seguro, aposte em poucos móveis (sem quinas e com proteção) e em brinquedos que tenham o selo de aprovação do Inmetro. A brinquedoteca deve ser atraente, sem ser cansativa para a criança. Portanto, abusar das cores de maneira desordenada pode deixar o ambiente pesado e até irritá-las, devido ao exagero de estímulo visual.


•••