Como limpar o nariz do bebê


Se nós, adultos, sofremos com o tempo muito seco ou frio, imagine os bebês. A diferença é que nós sabemos qual é a melhor solução para o nosso caso, dependendo de como está nosso nariz, mas os bebês não têm essa autonomia, então cabe aos pais cuidar da melhor maneira possível para que os pequenos não sofram com o nariz do bebê entupido.

O nariz do bebê entupido e que não recebe tratamento adequado, desenvolve dificuldade na respiração e pode vir a desenvolver infecções e rinossinusites crônicas ou agudas. Por isso, é importante higienizar todo dia as narinas do bebê, para evitar complicações maiores.

 

Como limpar o nariz do bebê

A limpeza pode ser feita desde o nascimento do bebê, não existe idade mínima, mas a limpeza deve ser feita somente com soro fisiológico puro todos os dias, com uma conta gotas enchido pela metade. A quantidade em que deve ser feita a limpeza dependerá da região em que a pessoa mora. Exemplo, se você mora em regiões mais secas, devem-se hidratar mais vezes as narinas do bebê. O essencial é limpar ao acordar e antes de dormir, e durante o dia quando achar necessário. Especialistas recomendam de duas a seis vezes por dia.

Não utilizar, de jeito nenhum, a haste flexível de algodão. Este objeto não é indicado nem para adultos quando se quer limpar as narinas e os ouvidos, quanto mais em bebês. A haste flexível não realiza a limpeza corretamente, empurrando a secreção para dentro do nariz, invés de drená-lo para fora.

Aspirador nasal
Esse objeto é ótimo para evitar infecções, pois drena bem a secreção acumulada no nariz do bebê.

Mas, como utilizá-lo?
Existem dois tipos de aspirador nasal, um é de uso profissional e utilizado pelo médico e o outro é feito para o uso em casa, em que o pediatra explica aos responsáveis como deve-se utilizar esse objeto.

Modo de usar: Deve-se fazer a limpeza normalmente com soro fisiológico e depois aplicar o aspirador nasal, que possui um formato de pêra, com bico de borracha, silicone ou plástico e se encaixa na entrada das narinas do bebê, permitindo sugar a secreção para dentro do objeto.

como limpar o nariz do bebe

Antes de encaixar o aspirador na entrada das narinas deve-se comprimir (apertar) o aspirador, assim, quando estiver na entrada do nariz é só retirar os dedos da pressão e o aspirador vai sugar a secreção para dentro do objeto. Não tem segredo. É fácil, rápido e não promove desconforto no bebê.

Sempre que utilizar o aspirador nasal deve-se higienizá-lo corretamente para que não acumule germes na superfície do objeto. Lavá-lo imediatamente após o uso com sabão neutro e água corrente.

Outros cuidados:

Ingerir bastante líquido para evitar o ressecamento e promover a hidratação. Evitar ficar em lugares muito fechados ou aglomerados, pois geralmente tem muito vírus e bactéria nesses lugares, evitar choque térmico (sair de um lugar muito quente e ir para um lugar frio de repente, ou vice-versa).


•••