Como lavar as roupinhas do bebê corretamente


Quando se trata das lavar as roupinhas do bebê, se torna uma tarefa bastante delicada que dá um pouco de trabalho. Você deve tomar cuidado com todas as peças, mesmo as novas e ainda embaladas. O melhor seria lavar todo o enxoval ainda no período da gestação, Dessa forma, quando o bebê decidir chegar, tudo já estará pronto e limpinho.
Será que é preciso lavar todo enxoval?

As roupinhas recentemente compradas tem aparência de estar tão limpinhas, passadinhas e até cheirosas que pode bater aquela indisposição de lavá-las. Mas as pediatras, dermatologistas, sites especializados e especialmente as mamães, claro, são unânimes em confirmar: necessita lavar sim. As roupinhas e outros itens do enxoval passam por uma variedade de mãos, processos e locais, desde a confecção até que cheguem às lojas. Se você não quiser lavar as roupinhas do bebê completamente, lave pelo menos as roupinhas do menor tamanho que são a que ele usará quando nascer e roupas de cama e banho.

 

Dicas sobre como lavar as roupinhas do bebê

É indicado lavar as roupinhas do bebê quando você estiver no sétimo mês de gravidez, no entanto a mamãe ainda está disposta para limpar e organizar todo enxoval do bebê. Deseje lavar roupinhas de bebê na máquina para assegurar um enxágue eficaz. Faça a lavagem utilizando ciclo para roupas sensíveis e sacos defendentes para preservar as peças mais fracas como casacos, gorrinhos, sapatinhos e luvinhas de tricô entre outras.

Atualmente no mercado existem produtos como Lava e Seca Brastemp Ative! que utiliza ciclo de lavagem essencial para roupa de bebê. As máquinas de lavar da marca Brastemp Ative!  Inclusive possuem opção de até 3 enxágues, o que assegura a melhor retirada de insumos possuídos na lavagem. Lembre-se de lavar as roupas do bebê separadamente para evitar o contato com outras peças de roupa mais sujas.
como lavar as roupinhas do bebê 1Qual sabão utilizar para lavar as roupinhas do bebê

Neste caso somente uma coisa é proibida: o uso do sabão padronizado. O sabão padronizado, seja em em pó ou líquido é bastante intenso para a pele sensível do bebê e pode ocasionar alergias, entre vários outros problemas.Utilize um sabão exclusivo para lavagem de roupas de bebê, que seja neutro, não precisa ser obrigatoriamente um sabão de coco, nos dias de hoje existem vários outros tipos de sabão para roupas de bebê acessíveis no mercado. Uma das melhores escolhas é o sabão líquido OMO para roupas sensível, que é recomendado para lavar roupas de bebê, mas existem várias outras opções como os produtos das marcas Ola, Ruth Care, Vida Macia, Coquel, Mon Bijou Baby, entre outras.

Cuidados básicos

1- Não junte a roupa do bebê com as roupas dos familiares.

2- Utilize sabão neutro especialmente no primeiro trimestre de vida do seu bebê.

3- Produtos químicos não são indicados. Só é recomendado utilizar fórmulas de limpeza especializadas depois dos primeiros meses.

4- Se for usar a máquina de lavar, adote fronhas e sacos para roupas sensíveis.

5- Passe as roupas com ferro bastante quente.

6- Deixe as peças de molho depois das trocas e lave-as no final do dia.

7- Para tirar aquelas manchinhas, não use água sanitária. Indica-se receitas caseiras e produtos especializados para bebês.
como lavar as roupinhas do bebê 2O mito: Pode lavar as roupinhas do bebê na máquina?

A sugestão de que as roupas do bebê tem que ser lavas à mão e não na máquina vem sido propagada no decorrer dos anos, mas você não tem que levar isto muito a sério. Antes existia esta preocupação pois a máquina de lavar supostamente deixaria resíduos dos produtos utilizados na lavagem (sabão e amaciante) nas roupinhas do bebê, mas convenhamos, com as máquinas de atualmente este problema está mais do que superado. No caso depois da lavagem na máquina você note em algum resíduo de produto, basta ligar a máquina mas uma vez num programa de enxágue e pronto, problema solucionado.

E na hora de secar? Algum cuidado importante?

Não é preciso se preocupar em secar somente em secadora ou apenas em área coberta, a secagem pode ser feita como você sempre fez, no varal (ou máquina) que costuma usar. Tome somente os devidos cuidados comuns para os tipos de tecido como, alta exposição ao sol (que pode manchar e “engrossar” os tecidos) ou tipos de tecidos que não suportam secagem à máquina.como lavar as roupinhas do bebêApós as lavadas, acabaram os cuidados?

Não! Antes de guardar as roupinhas, você vai precisar retirar todas as etiquetas que vem nas roupinhas para evitar que incomode a pele do bebê. Cuidado se tiver uma etiqueta machucando ele não saberá falar o que está acontecendo e vai chorar, chorar e chorar até você descobrir o que está havendo. Além do mais, o contato de alguns tipos de etiquetas pode mesmo marcar a pele bem fininha do bebê gerando brotoejas e até algumas fissuras. Um jeito de suprimir este problema é, na hora de selecionar as peças do enxoval, atente-se para este detalhe dos fabricantes. Vários, já optam por colocar as informações da peça gravadas em lugares específicos (como na gola interna) com tinta especial que pode ser passada e lavada, não apagam e não causam alergias ou incômodos, com essas dicas lavar as roupinhas do bebê ficou mais fácil né!


•••