Como escolher a mamadeira certa


A chegada de um bebê altera a rotina da casa, são muitos os detalhes que devem ser levados em consideração na formação do seu enxoval, item por item deve ser observado com cuidado, nossa dica é em realçando a como escolher a mamadeira correta pro seu bebê, fique atenta aos detalhes.

Como escolher a mamadeira correta

O uso da mamadeira nem sempre é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É muito grande a lista de motivos: ela pode afetar a arcada dentária, succão, respiração, prejudicar o vínculo da mãe com o bebê, gerar um permitido aumento na incidência de candidíase oral e de parasitoses intestinais, entre outros problemas. no entanto, na prática, muitas mamães fazem uso da mamadeira porque precisam voltar ao trabalho. Neste caso, é bom saber como escolher bem o produto.

As mamadeiras são aliadas importantes das mamães ao logo dos primeiros anos de vida do bebê. Como muitas não pretendem seguir com o aleitamento materno especialmente porque precisam voltar ao mercado de trabalho a mamadeira tem a missão de continuar levando todos os benefícios do leite aos pequenos. No entanto, na hora de escolher a mamadeira ideal, é preciso ir muito além da aparência colorida e da temática dos desenhos: a segurança e o conforto do bebê são fundamentais.

escolher a mamadeira certa
É muito importante que as mamães saibam escolher a mamadeira para o seu bebê, existem inúmeras marcas e tipos de mamadeiras disponíveis no mercado os tamanhos mais comuns são de 120 ml e 240 ml, estes tamanhos servem para o seu bebê até o seis meses mais ou menos depois você pode comprar uma mamadeira de 330 ml (caso seu bebê for bastante gulosinho) este tamanho é a que  atualmente as mamães costumam usar com seus filhos. Para quem vai amamentar o seu bebê é recomendado 2 mamadeiras pequenas e 6 grandes.

No início provavelmente só vai ser preciso dar  uma mamadeira por dia, no máximo duas, e pode usar as pequenas. Logo vai precisar do tamanho maior porque o bebê toma mais leite em cada mamada. Só vai precisar mesmo de 6 mamadeiras grandes quando parar de amamentar (é recomendado 6 para que você só precise lavar e esterilizar uma vez por dia). As mamães que pretendem amamentar até um ano ou mais nem precisam de tantas.

Tipos de mamadeiras

Bico de silicone

A seleção da mamadeira é uma adaptação de cada bebê, mas existem alguns materiais que oferecem maiores vantagens. Prefira os bicos de silicone, pois são mais fáceis de limpar e acumulam menos resíduos, sem contar que a durabilidade é maior.

Bico vazão

O caudal do mamilo é a rapidez  que o leite ou a fórmula flui para fora do bocal da garrafa. Se a taxa de fluxo é bastante alta, o neném pode engasgar em seu leite e novos nascidos são particularmente vulneráveis ​​à asfixia em bicos de mamadeira. Portanto, o leite passa muito lento pode se tornar frustrante para o bebê e também causar uma dor de estômago mais tarde.

escolher a mamadeira certa pro bebê
Bico anatômico

Evita deformidades na cavidade bucal, ao longe de ter semelhança com o mamilo. É essencial buscar bicos mais largos e que se pareçam com o bico do peito. Como a sucção é bem mais fácil pela mamadeira, pode levar o bebê a recusar o aleitamento materno antes do tempo. O bebê percebe tudo pela boca. Amamentar relaxa o bebê e a acalma, proporcionando conforto e bem estar.

Bico ortodôntico

Diversos aspectos que segundo Barbieri, deve ser levado em importância  é que a mamadeira tenha um bico ortodôntico. Logo que o bebê retira a boca do seio da mãe, é possível reparar que o mamilo fica mais achatado, e é este o formato que ele fica dentro da boca do bebê.

Tamanho do bico

A estatura do bico está conectado com a idade do bebê. Portanto, é essencial prestar bastante atenção nas informações do fabricante na hora de comprar. Eles são separados para bebês de 0-6 meses ou maiores de 6 meses, esse fator deve ter atenção na hora de escolher a mamadeira do bebê.

Mamadeiras que evitam refluxo e cólicas: será que vale a pena?

Alguns tipos de mamadeiras disponíveis  no mercado têm o mote de evitar cólicas e refluxo. O argumento é que mecanismos da mamadeira evitam que a criança sugue ar, que é um dos facilitadores para a cólica e o refluxo. Portanto, usar essas mamadeiras não garante que seu bebê não terá nenhum dos problemas.

como escolher a mamadeira certa pro bebê
Vidro ou plástico?

As mamadeiras de vidro são bem mais resistentes e fácies de lavar, já as plásticas são práticas e mais seguras. Não coloque garrafas de plástico no micro-ondas e lave as mãos, evitando as máquinas de lavar. Jogue fora as arranhadas ou embaçadas.

Furo do bico

O furo está conectado com o que o bebê irá consumir. Existem três tipos: para água, leite e alimentos mais grossos, como sucos e mingau.

Mamadeira antirrefluxo

Considerada também como anticólica. Ela utiliza uma válvula de ar que proporciona ao bebê sugar o alimento sem engoli ar. Surpreendente mamadeira. Dá excelentes resultados, reduzindo sensivelmente a incidência de cólicas e gases no bebê, boa dica quando o assunto for escolher a mamadeira certa. 


•••