Como entreter crianças – Dicas e sugestões


Se o objetivo é entreter crianças, brincar com o seu filho dentro de casa, de preferência no período das férias, quando nem mesmo é possível sair no dia-a-dia, a palavra certa é criatividade. E criar as coisas variadas é o que motiva as crianças a compreender as atividades e querer sempre mais, aprenda como entreter crianças.

Como entreter crianças


-Conte uma história

Leia um livro preferido do seu filho ou crie uma história juntos. É ainda mais engraçado usar bichinhos de pelúcia ou alguns brinquedos como personagens de uma história para entreter crianças.

Conte piadas

Descobra alguns truque simples, como truques de mágicas com cartas , entre outras, depois veja como eles tentam descobrir como foi feito.

Cantem uma música juntos

Tente comprar um violão de segunda mão em um bazar ou peça emprestado a um amigo seu ou algum conhecido. Praticar algumas canções simples pode manter o seu filho distraído por bastante tempo.

Faça bolhas de sabão

Junte dois litros de água morna com 1/4 de xícara de detergente. Utilize funis, aros de potes de conserva e alguma outra coisa que você possa fazer de soprador de bolhas. Modifique o quintal em um festival de bolhas. Quanto maior a bolha, melhor será a brincadeira e mais fácil de entreter crianças.

como entreter crianças

-Caça ao tesouro

Escolha um problema a ser resolvido, invente pistas, um tesouro (pode ser algum brinquedo que o seu filho queira, um livro, uma sobremesa saudável etc.) e dê auxílio ao seu filho em um caça ao tesouro engraçado.

-Desenhar/colorir

Seja com tinta, giz de cera ou lápis de cor as crianças adoram mexer com essas coisas.

-Labirinto

Com cadeiras e barbantes você obtém um labirinto bastante divertido e cheio de aventura para seu filho. Separe as cadeiras em um corredor e amarre diversas linhas de barbantes que vão ser utilizado como obstáculos. Perde quem encostar nas linhas.

-A caça aos fantasmas

É um antigo, mas as crianças continuam a adorar, principalmente se tiver uns bons estores que dê para ficar tudo escuro e uma boa lanterna para pesquisar os cantos mais escondidos. Os mais velhos adoram, mas não jogue com menores de 3 anos, que frenquentemente ficam muito assustados.
como entreter seu filho-Concurso de artistas

ajuste uma mesinha com folhas de papel e lápis de cor e inicie o concurso de artistas! Cada um faz um desenho e no final escolhem o grande vencedor.

-Estátua

É uma ótima brincadeira para entreter crianças, principalmente para quem tem mais de um filho. Faça caretas para tentar fazer com que os pequenos se mexam e brinque bastante com eles.

-Pista de carros

Com fita adesiva contorne no chão uma pista de carros: faça a estrada, rotunda e vários caminhos. Cada um pega um carrinho e, com a imaginação a funcionar, fazem uma engraçada viagem juntos.

-Amarelinha

É só criar a amarelinha na areia ou em uma calçada, pegar uma pedrinha e cair na brincadeira junto com as crianças.

-Basquete em casa

Use jornal velho ou papéis indicados à reciclagem para fazer bolas. A criança pode dar auxílio (ela vai adorar poder amassar os papéis à vontade, e ainda aproveita para exercitar a coordenação motora). Logo em seguida faça uma competição para ver quem consegue lançar a bola mais longe. Quando a criança já estiver com prática, improvise um jogo de basquete: coloque uma caixa ou um cesto a cerca de um metro de distância e peça ao seu filho para tentar acertar.

Além de ser engraçada, essa brincadeira faz o favor de desenvolver a coordenação entre os movimentos dos olhos e das mãos. Você pode também começar a marcar um placar, estimulando dessa forma a noção de quantidade.
como entreter seu filho 1-Brincadeira ao ar livre

O convívio com a natureza é muito bom para entreter crianças, A conservação da natureza são assuntos já ditos em escola. O que os pais tem que fazer é levar o conceito para o desempenho. Apresente as diversas texturas que existe na natureza, os aromas, a temperatura. Poder sentir as coisas é essencial para as crianças porque elas não têm esse contato na escola.

Passear na praça perto de casa e conhecer outras praças na sua região também beneficia o desenvolvimento comunitário da criança. Fazer diversas coisas como viajar ou conhecer vários  lugares diferentes melhora o amor-próprio e desenvolve o poder de socialização, porque ela se comunica com as crianças desconhecidas e os pais passam a conhecer mais um pouco da personalidade do seu filho.

Livros: como torná-los interessante nas férias?

A sugestão é deixar a própria criança escolher seu livro preferido para levar para a casa. Leve seu filho a arcevos e livrarias. Dê de presente de aniversário, dia das crianças, ou Natal. Pode até dar um brinquedo, mas que sempre venha um livro junto. Nas maiores livrarias sempre há horários de contação de várias  histórias para crianças, as quais são ótimas para entreter crianças e despertar a curiosidade. Junte uma turma de mamães e papais e faça disso um programa entre amigos. Um filme no cinema te chamou atenção? Compre o livro e não o DVD da história para a criança ter em casa e pegar gosto de ler.


•••