Como ensinar o bebê a dormir sozinho


Após os três meses, é fundamental que o bebê agregue a hora de dormir a uma rotina. Chega uma hora que não tem mais jeito: o bebê precisa começar a dormir sozinho. Algumas crianças conseguem dormir mais horas seguidas durante a noite, outras, despertam várias vezes. Começar a dormir sozinho é muito importante para o desenvolvimento da sua autonomia e independência, pois eleva a sua capacidade de resolução de problemas sem auxílio do adulto e, além do mais, é fundamental que a criança tenha desde cedo o seu próprio espaço. Por mais difícil que pareça, os pais não devem descuidar o cultivo desse hábito desde bem cedo, pois quanto mais tarde o tentarem fazer mais complicado será para a criança. Confira a seguir dicas de como ensinar seu filho a dormir sozinho!

Criando Rotinas

As rotinas são essenciais na vida de uma criança, elas transmitem segurança e as fazem sentir mais cômodas, pois a criança vai se habituando a determinados rituais e horários e começa a conseguir prever os acontecimentos que irão suceder. Então, a hora de dormir deve ser um desses momentos rotineiros e, se a criança se habituar e compreender esta rotina, facilitará muito a hora de deitar e o próprio sono.

Desta maneira, você deverá estipular uma hora para a criança deitar (21 h, por exemplo) e, antes de chegar essa hora, deverá começar a prepará-la e ao ambiente da casa: diminua as luzes, desligue a TV ou qualquer outro aparelho sonoro e comece a falar para seu filho que chegou a hora de ir para a cama, para que, dessa maneira, ele comece a  reduzir o ritmo diário e acalme um pouco, preparando assim o seu corpo e mente para dormir.
Como ensinar o bebe a dormir sozinho

Como fazer o bebê dormir sozinho?

Berço é sinônimo de dormir: O berço do bebê não deve ser usado para qualquer outra finalidade que não dormir. No entanto, não coloque o pequeno de castigo, para brincar ou comer no berço.

Ambiente agradável: Coloque uma roupa confortável no bebê e o deixe bem aquecido cubra suas extremidades, que tendem a ficar mais geladas. Cuide também da temperatura e iluminação do quarto para que ele possa relaxar e se sentir bem.

Hora de relaxar: Antes de dormir, evite que o bebê participe de atividades muito excitantes, como brincadeiras e visitas. Também não deixe a televisão com o som alto demais.

Posição correta: A posição correta para o bebê dormir é com a barriga para cima. Estudos comprovaram que esta posição é a mais segura, reduzindo consideravelmente o risco de morte súbita, uma das causas fundamentais de morte de recém-nascidos.

Chupeta: A chupeta pode auxiliar o bebê a se sentir amparado e confortável. A partir do quarto mês de idade ele pode ainda receber o chamado “objeto de transição”, que nada mais é do que um bichinho de pelúcia, fralda etc.
Como ensinar o bebe a dormir sozinho

Não esqueça

É fundamental que você saiba estabelecer limites para a criança e que seja firme nas suas regras, sem nunca voltar atrás! Tudo o que você decidir, deverá ser, sem exceção, aplicado! Isso diz respeito a choros, a dias em que a criança esteja doente (os cuidados deverão ser prestados no seu quarto), a regras e rotinas.

E não esqueça. Elogie as vitórias e conquistas de seu filho! Sempre que ele ficar sozinho no quarto, sempre que ele não chorar, sempre que ele for para a cama sem reclamar, elogie! Ele assim compreenderá os comportamentos corretos a ter, terá mais vontade de os repetir e sentir-se-á orgulhoso dele mesmo.


•••