Como deixar a casa segura para o bebê


Quando um bebê começa a engatinhar é possível que a casa torne-se um perigo. Tomadas, produtos de limpeza, plantas, quinas de mesas… Tudo pode apresentar grande falta de segurança. A intoxicação, seja por produtos químicos ou remédios, é o principal fator de acidentes infantis, principalmente em crianças de até três anos. Por isso é importante que os pais saibam prevenir acidentes com cuidados simples em diferentes cômodos.

Um dos principais cuidados é não deixar as crianças sozinhas por muito tempo sem que um adulto esteja constantemente de olho. Isso ajuda a prevenir uma boa parte, cerca de 90%, dos acidentes domésticos com crianças. Alguns pais deixam a criança sozinha na hora do banho, isso é perigoso, pois o bebê pode se afogar. Por isso, não encha a banheira e sempre verifique a temperatura da água.

Casa segura para o bebê

Outro fator preocupante e que, por curiosidade das crianças, sempre causa acidentes é a falta de cuidados com a eletricidade. Por isso, cubra as tomadas com protetores; esconda os fios elétricos e mantenha aparelhos como secadores de cabelo, torradeiras e demais eletroeletrônicos desligados da tomada.

Na cozinha existem riscos em potencial e que podem passar despercebidos ao olhar de um adulto, por isso, sempre mantenha produtos de limpeza fora do alcance ou utilize cadeados a prova de crianças nos armários; as ratoeiras e os inseticidas também devem ser mantidos em locais que a criança não tenha acesso; assim como panelas e tachos; além de verificar constantemente se a porta está fechada.

Nas áreas de convívio comum também existem riscos. Fique sempre atento a objetos que a criança pode engolir, como botões; coloque um portão de segurança nas escadas; não coloque mobília perto das janelas e mantenha estantes encostadas na parede de maneira que elas fiquem firmes. Outro risco são as quedas: nunca deixe o bebê sozinho em cima de camas, sofás ou do trocador; grades de proteção devem ser instaladas em janelas, principalmente se você morar em sobrados ou apartamentos; caso os vãos ou grades da janela tenha mais de 10 centímetros, instale telas protetoras.

como deixar a casa segura para o bebe

Os brinquedos também são objetos em potencial para causar acidentes. Sempre verifique se o material utilizado não é tóxico, se não são pontiagudos, nem são cortantes e não tem peças que se soltam e que possam facilmente ser engolidas. No banheiro, verifique de deixar remédios e cosméticos numa altura em que a criança não consiga alcançar e que não exista a probabilidade da criança se trancar por acidente.

Cobertores extras e bichos de pelúcia podem causar asfixia, portanto, tome bastante cuidado e sempre vigie o bebê quando estiver dormindo. Não permita que brinque com sacos plásticos e fora de casa, quando estiver dirigindo, por exemplo, use sempre cinto de segurança, mesmo que a criança esteja dormindo. No supermercado nunca se afaste do carrinho.

Todo cuidado é pouco! Mantenha o acesso à lavanderia, por exemplo, sempre fechado e objetos de cozinha, como facas, panelas e até mesmo latas de alumínio guarde em lugares inacessíveis a criança. Evite, ao máximo, que a criança tenha acesso a esses cômodos, o melhor cuidado é sempre a prevenção, e nunca é demais.


•••