Como cortar as unhas do bebê


A maioria dos bebês nasce com as unhas compridas e um pouco pontiagudas, o que pode causar arranhões e machucados na pele sensível do pequeno, quando eles se mexem ou tentam se coçar, por exemplo. Porém, cortar as unhas do bebê é algo que só deve ser feito alguns dias após o parto, já que nos primeiros dias as unhas do recém-nascido ainda são muito sensíveis e moles e você pode acabar provocando um sangramento ao tentar cortá-las.

Formas de cortar as unhas do bebê

O que se pode tentar fazer nesses dias é cortar as unhas do bebê com as próprias mãos. Como as unhas do pequeno são bem molinhas, basta você pressionar com as suas unhas para que o excesso seja removido. Alguns pais também experimentam roer a pontinha das unhas do bebê com a boca, porém a prática não é indicada, haja vista que, fazendo isso, você pode transferir germes da sua boca para o recém-nascido e provocar doenças.

Caso você não consiga cortar as unhas do bebê tirando o excesso com as mãos, espere por alguns dias até que as unhas do pequeno criem resistência e fiquem mais durinhas para serem aparadas com um cortador especial para bebês. Enquanto isso, você pode utilizar luvinhas de bebê ou pequenas meias nas mãozinhas para que a criança não se machuque com as pontinhas das unhas. Em relação às unhas dos pés, essas demoram mais para crescer.

Usando o cortador/tesourinha de unhas

Com alguns dias de vida, você pode notar que as unhas do bebê já estão mais resistentes e aí, então, você poderá utilizar tesourinhas ou cortadores de unhas específicos para bebês. Esses aparatos podem ser encontrados em qualquer farmácia e são indicados porque não são pontiagudos e evitam ferir o pequeno ou causar sangramentos. No momento de cortar as unhas do bebê, peça a ajuda de alguém para não ter que lidar com várias coisas ao mesmo tempo.

O ajudante pode segurar a criança, enquanto você corta as unhas, ou vice-versa. O importante é que você tenha cuidado extremo ao cortar as unhas do bebê com um cortador, pois qualquer movimento errado pode causar ferimentos nas unhas sensíveis e dedos pequenos. É imprescindível utilizar cortadores especiais para bebê, com as pontas arredondadas, pois esses aparatos são feitos de forma específica para a higiene dos recém-nascidos.

como cortar as unhas do bebe

Como cortar as unhas do bebê com o cortador?

Se você tem uma tesourinha ou um cortador de unhas especial para bebês, basta pressionar para baixo os dedos da criança e cortar o excesso de unha. Pressionando as unhas para baixo, você diminui o risco de cortar os dedinhos do bebê e também pode enxergar melhor as unhas para cortar. Segure cada dedo de uma vez e posicione o cortador de forma adequada para cortar corretamente. Tenha muita atenção nesse momento.

As unhas são muito pequenas e sensíveis e por isso é difícil cortá-las de forma arredondada para que o bebê não se machuque. Portanto, se for necessário, procure também por lixas de unhas especiais para bebês. Elas podem ajudar as pequenas unhas com formato redondinho.


•••