Como arrumar o berço do bebê


Arrumar o berço do bebê de forma segura e confortável, ao mesmo tempo, é algo que exige tempo, dedicação e planejamento. Afinal, o berço vai ser onde o pequeno, ou a pequena, vai passar boa parte do seu tempo. Isso significa que o local precisa estar higienizado de forma adequada, além de ser adaptado para as necessidades do recém-nascido(a). Ou seja, arrumar o berço do bebê está longe de ser algo parecido com arrumar a cama de adultos.

Quer saber como arrumar o berço do bebê da melhor forma? Então, fique de olho nas dicas e informações que temos para você nesse post! Veja abaixo:

Arrumando o berço do bebê

Antes de começar as arrumações do berço, é essencial que você tenha planejamento para arrumar na data adequada, de acordo com o dia da chegada do bebê. Ou seja, você deve começar a lavar e passar as roupas de cama e higienizar o colchão alguns dias antes do parto, para não arrumar cedo demais ou tarde demais o berço do novo bebê. O tempo deve ser o suficiente para o colchão estar seco e as roupas de cama livre de poeiras e ácaros.

• As laterais do berço

O primeiro passo é verificar se as laterais do berço estão corretas. Para fazer isso, veja se a moldura do aço do berço está na posição adequada. Os furos mais altos são utilizados para a segurança dos recém-nascidos, enquanto os mais baixos são indicados para os bebês que já podem ficar levantados ou em pé no berço. Ajuste de acordo com as necessidades.

• Colchão

Uma semana antes da data prevista para o parto, limpe o colchão com panos umedecidos e detergente. Utilize o pano úmido para remover a espuma e seque com uma toalha. Além disso, prefira os colchões revestidos com vinil.

• Enxoval

Você pode colocar a saia com rendas no quadro de aço do berço e depois colocar o colchão. Nessa etapa, verifique se fica sobrando algum espaço entre o colchão e os trilhos, já que isso pode representar um perigo para o bebê. Esse espaço nunca pode ultrapassar os 10 centímetros.

arrumando o berco do bebe

• Capa de colchão

Depois de verificar o tamanho do colchão em relação aos trilhos, você deve colocar uma capa no colchão. Essa capa pode ter bordas elásticas ou fechamento em zíper. Certifique-se que essa capa seja feita com um material que não prejudica a pele do bebê, como o algodão, e que esteja corretamente higienizada.

• Colcha impermeável

No centro do colchão, em cima da capa, instale uma colcha impermeável. Essa colcha vai servir para ter uma camada protetora em relação aos vazamentos da fralda ou vômitos do bebê, já que ela não deixa vazar no colchão.

• Lençol

Escolha um lençol higienizado e fabricado com material adequado (como algodão) para colocar no colchão para bebê. Feito isso, estique as bordas elásticas e encaixe-as na parte inferior do colchão para ter uma superfície confortável e livre de rugas.

• Almofadas de proteção

Agora é o momento de erguer as laterais do berço e instalar as almofadas de proteção em toda a grade. Procure alinhar a borda inferior das almofadas de proteção com a borda de cima do colchão.

• Cobertor ou colchas

Por fim, coloque o cobertor/colcha dobrado ou em cima do lençol e pronto! Agora o berço já está pronto para receber o novo morador da casa de forma segura e confortável para um dos momentos mais importantes da criança, que é o sono e o descanso!


•••