Animal de estimação para crianças – Dicas


Quem cria um animal de estimação sabe a diferença que a presença dele pode mudar todo o ambiente. Os animais acabam se tornando membro da família e são uma variedade de benefícios que eles podem trazer. Mas, quando o assunto inclui o convívio com as crianças, será que os animais continuam sendo uma boa companhia? Animais de estimação são grandes motivadores, no desenvolvimento das crianças, da independência, e da responsabilidade.

 

Dicas para escolher um animal de estimação para seu filho.

Crianças que tem um animais de estimação em casa descobrem as coisas melhor e ganham um senso de responsabilidade mais rápido do que as crianças que nunca tiveram um animal de estimação. Não existe uma idade certa para tal, mas convém lembrar que bebês pequenos possuem menos defesas e não devem ter contato direto com os animais.

Cães de grande porte

Eles são amáveis, dóceis e adequado de conviver bem com inúmeros tipos de pessoas. São cães divertidos e ativos, além de serem bastantes fortes para aguentar abraços e apertões apaixonados de donos carinhosos. Por outro lado, por serem grandes, estes cães podem acabar machucando os donos sem querer. Portanto, onde há animal de estimação e criança é sempre bom ter um adulto por perto.

Raças: labrador, golden retriever, boxer, border collie, dálmata e pastor-alemão. A expectativa de vida raramente ultrapassa os 20 anos.

Indicados para: crianças cuidados, amorosas,ativas e até mesmo as mais desajeitadas. É indicado que as crianças tenham pelo menos cerca de 4 anos de idade.

Contraindicados para: não há nenhuma contra-indicações. Mas estes cães não são indicados para crianças mais contemplativas e quietas, pois gostam de contato físico e várias brincadeiras.
animais de estimação para crianças 1Porquinho-da-índia

É um animal de estimação muito independente pelo fato de não necessitar de excessivos cuidados, portanto as crianças  podem tomar conta deles sem qualquer problema. Como damos-lhe alguns sugestões para a hora de escolher um porquinho-da-índia. E inclusive pode ver aqui o principal sobre como alimentá-los  para que tenham uma vida bem saudável.

Gatos

O gato carrega um fardo indevido de longa data: o de animal de estimação traiçoeiro, arisco e interesseiro. O porém é ter um gato querendo um cachorro. O gato é mais independente, sim. Mas o cão conhece o dono, gosta da casa e vem esperá-lo na porta. Diferentemente dos cães, gatos resistem a solidão por mais tempo. Portanto são indicados para famílias que se ausentam de casa  por muito tempo.

Raças: o persa é mais carinhoso e tranquilo, o siamês um pouco mais inquieto. Mas os vira-latas são os mais preferidos e adotados pela criançada.
A expectativa média de vida varia entre 15 e 20 anos.

Indicados para: crianças afetivas, crianças que não exigem reciprocidade em tempo integral e crianças sensível capazes de entender que se o gato está em cima do armário é porque está com sono e quer sossego.

Contraindicados para: crianças menores de 5 anos, pequenas alérgicas

Peixes

animal de estimação

Um ótimo animal de estimação para crianças que nunca tiveram nenhum bichinho, os peixes não dão quase nenhum trabalho, são lindos de se ver e vivem muitos anos. Além disso, pode-se adicionar novos peixes ou objetos ao aquário, garantindo sempre o interesse da criança com estas novidades. É preciso somente ter o cuidado de limpar o aquário e não deixar uma quantidade grande de comida. É uma das principais causas de morte dos peixinhos domésticos.
Tartarugas

A organização regular do aquário e a alimentação podem dar o primeiro envolvimento de responsabilidade com a criança, que não necessita prestar cuidados mais complexos, como levar o animal a passear. Apesar disso, as tartarugas (como as cobras e os lagartos) não brincam, não interagem nem retribuem carinho, toques ou mesmo amor. Não se indica a crianças menores de 5 anos.

Coelhos

Amorosos, eles não são muitos grandes nem pequenos demais, eles costumam viver tanto soltos como presos e podem ser pegos e mimados sem traumas. E mais: são mais espertos do que imaginamos. Os coelhos têm uma capacidade de aprender muito rápido que é impressionante. Se ensinados desde pequenos, são capazes de urinar e defecar em lugar certo, justamente como cães e gatos.

Para as fragmentação não serem constantes, quem decide ter um coelho em casa deve oferecer um ambiente proveitoso ao amortecimento de quedas, pois eles têm estrutura esquelética frágil. Coelhos vivem, em média, de 5 a 10 anos.

Indicados para: crianças amorosas e menores.

Contraindicados para: crianças muito fortes e protetoras.

Hamster

animal de estimação Hamster

Excelente para famílias que se ausenta muito, o hamster, como outros bichinhos roedores, está sempre a dormir. Por ser bem pequeno e estar em uma gaiola, proporciona uma pequena dose de responsabilidade aos mais novos e ensina-os a ter limites.
Pássaros

Uma ótima opção para que as crianças menores tenham um animal de estimação são os pássaros. Periquitos ou ate mesmo canários são duas das opções mais aconselháveis. Só ocuparão o espaço da gaiola e inclusivamente poderemos treina-lós para entrarem e saírem da gaiola com a maior facilidade, ou fazerem outras coisas simples. Saiba inclusive como cuidar de um canário e como o alimentar.

 


•••