7 Semana de Gestação


Na 7 semana de gestação o feto já desenvolveu os dedos da mão e do pé, ainda ligados entre si por uma leve membrana. É um feijãozinho que se mexe o tempo todo e que pula para lá e para cá. Nesta semana é bastante comum a mãe sofrer com enjoos e dor de cabeça e isto se deve aos níveis de beta HCG na corrente sanguínea. A concentração deste hormônio irá reduzir, o que pode representar o fim dos enjoos, mas além disso há grávidas que se sentem enjoadas até o final da gestação. Entenda a 7 semana de gestação a seguir!

Seu Corpo na 7 Semana de Gestação

Mudanças estão ocorrendo gradualmente. Algum ganho de peso é comum, já que para muitas mulheres a cinturinha já se foi. Se por acaso você não ganhou peso algum; pelo contrário, perdeu isso também não é incomum. Se tem enjoos, automaticamente estará comendo menos. Nas próximas semanas no entanto, tudo deve se normalizar. Os sintomas iniciais da gravidez podem se acalmar um pouco, porém há tendência a piorarem as náuseas, pois há aumento constante do beta-HCG (produzido pela futura placenta que também está em crescimento). Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo mal estar da grávida.

Nesta fase, a região em torno dos mamilos começa a escurecer; é sinal de produção de leite. Sua gengiva estará mais sensível mas isso é normal, apenas não descuide da escovação, prefira escovas com cerdas macias, e visite regularmente seu dentista. O ideal é que você faça a escovação depois do desjejum para evitar náuseas. Devido ao aumento hormonal, podem surgir manchas ou sardas nas unhas, que desaparecerão, ou não, mais tarde.

Dicas para as náuseas matinais Ter a sua cabeça enfiada numa pia ou num vaso sanitário a maior parte do dia não é nada engraçado, e você pode descobrir que matinal pode significar todo o dia e não só de manhã. Uma medida a lembrar é nunca deixar seu estômago completamente vazio ou muito cheio. O gengibre pode ajudar (o verdadeiro) ajuda, sob a forma de chá, em pedaços ou em cápsulas. Limão também pode aliviar – sob as formas de limonada ou suco de limão fresco. Algumas pessoas submetem-se à acupuntura com bons resultados. Peça a seu médicos outras dicas de como lidar com as náuseas e os vômitos.
7 semana de gestação
Seu bebê na 7 semana de gestação

O grande feito do seu pequeno na semana passada foi o fechamento do tubo neural. Esta semana é tudo sobre a construção de inteligência. Embora o desenvolvimento do cérebro vá continuar por muito tempo depois do nascimento, as seções básicas são estabelecidas agora. Ao longo da semana, o órgão vai dividir-se em três partes: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo será responsável por coisas tais como o raciocínio, resolução de problemas e formação e retenção de memórias. O mesencéfalo transmite sinais elétricos para seus destinos finais no cérebro e o rombencéfalo vai cuidar de respiração, batimentos cardíacos, e movimento muscular.

Portanto, o desenvolvimento não correr apenas no cérebro. Os membros inclusive estão crescendo rápido. Os brotos dos braços e pernas começam a aparecer, embora neste ponto eles se pareçam mais com pás. Medindo, seu pequeno está com 0,15-0,3 polegadas (4 a 8 milímetros) de comprimento, esta semana, um pouco maior que a largura de seu dedo mindinho do pé.


•••