39 Semana de Gestação


Oi mamães, vocês não aguentam mais tanta ansiedade, não é mesmo? Tá chegando a hora de ter seu pequeno em seus braços. Na 39 semana de gestação o seu bebê está medindo aproximadamente 3.250 kg e medindo cerca de 48 cm, está com todos os seus sistemas e órgãos bem desenvolvidos e prontos para a vida extra-uterina. Os bebês aglomeram gordura até o fim da gestação, já que perdem bastante peso logo que nascem e necessitam dela para regular sua temperatura. Os pulmões estão bem maduros e o intestino já tem as primeiras fezes do bebê, chamada de mecônio. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre a 39 semana de gestação a seguir!

39 Semana de Gestação

Seu corpo na 39 semana de gestação

Você pode ter algumas dificuldades em movimentar-se e cansar-se mais do que o habitual mesmo com pequenos esforços. A elevação do peso e a ansiedade do parto podem deixá-la bem angustiada. Aproveite bastante estes dias para repousar o mais que puder e para finalizar alguns preparativos de última hora.

É bastante natural que se sinta cansada e desejosa pelo nascimento do seu pequeno. Na consulta desta semana, o seu médico irá verificar a posição do útero e se existe ou não dilatação. O útero ocupa todo o espaço da pélvis e uma parte significativa do abdômen. Nas idas ao WC poderá perder uma substância acastanhada (o rolhão mucoso). É mais um sinal de que a data do parto se aproxima.

Seu bebê na 39 semana de gestação

O seu pequeno já está se preparando para a grande entrada! O sistema endócrino dele, responsável pela produção de hormônio, também já está se preparando para o nascimento. O seu bebê vai segregar vários hormônios de estresse no momento do nascimento do que em qualquer momento durante a sua vida. Uma vez que estiver fora do útero, esses hormônios irão auxiliar muito a gerenciar os sistemas corporais sem o auxílio da sua placenta. Essas grandes alterações exigem muito esforço e energia, mas ele estará pronto.
39 Semana de Gestação
Os pulmões do seu pequeno continuam a se desenvolver, até o nascimento. Nesse período, os pulmões ainda estão trabalhando pesado para fabricar surfactante, uma substância que auxilia bastante a manter os diversos sacos de ar de grudarem quando ele respirar pela primeira vez. Logo depois dessa inspiração inicial, vem o choro digno de uma diva da ópera! O som do choro do seu pequenino é uma experiência agridoce; enquanto ninguém gosta de ouvir o seu bebê expressar medo ou desconforto, um choro alto significa que ele está respirando bem.

Não espere ver lágrimas ainda; as suas glândulas lacrimais não produzirão lágrimas quando do seu bebê chorar até que contenha algumas semanas de vida. E caso o seu filho não deixe aquele uivo marcante, não se preocupe: Algumas crianças não choram no momento do nascimento. A coisa mais importante é que a respiração tenha início.

Alimentação da mamãe

O trabalho de parto pode iniciar a qualquer momento. É fundamental que você faça refeições bem moderadas de 3 em 3 horas, dessa maneira não se sentirá incomodada caso necessite ir para a maternidade. Mas, se houve o agendamento de parto cesáreo converse com seu médico de confiança quais são os alimentos você deverá ingerir nas horas que antecedem a cirurgia e quando você poderá iniciar o jejum.


•••