31 Semana de Gravidez


Na 31 semana de gravidez o peso do útero da mamãe continua a aumentar: durante a gravidez, o seu peso cresce cerca de 20 vezes em relação ao seu peso normal (de 70 g passa para cerca de 1 kg no termo da gravidez). O futuro bebê ainda é magrinho, mas tem gordura para manter sua temperatura caso seja necessário o seu nascimento antecipado. Deve estar pesando 1.600g e medindo 40cm. O útero da mamãe está a 11 cm acima do umbigo. Dormir de maneira agradável fica cada dia mais difícil. Está chegando o dia! Veja seguir tudo sobre a 31 semana de gravidez!

31 Semana de Gravidez

Seu corpo na 31 semana de gravidez

O peso do útero da mamãe continua a elevar: no período da gravidez, o seu peso aumenta aproximadamente de 20 vezes em relação ao seu peso normal (de 70 g passa para cerca de 1 kg no termo da gravidez. Pode sentir-se bastante inchada o que se deve a elevação da retenção dos líquidos e a elevação progressivo do volume de sangue em circulação (que no período da gravidez pode elevar 50%).

É normal sentir azia nesta fase por causa da compressão do estômago. Para evitar indigestão, principalmente à noite, faça uma refeição ligeira ao jantar não se deite de seguida. Entre as 28 e as 32 semanas irá realizar a 5ª consulta de acompanhamento pré-natal.

Seu bebê na 31 semana de gravidez

Vários especialistas aconselham aos pacientes que monitorem os movimentos do bebê quando entram no terceiro trimestre. Esse é o exercício: Mais ou menos no mesmo horário todos os dias (se possível, na hora que seu pequeno estiver mais ativo), deite-se e acompanhe quanto tempo demora em sentir 10 chutes, roladas ou movimentações. O ideal é que isso dure menos de uma hora. Várias gestantes descobrem que demora somente alguns minutos, dependendo do horário do dia. Se passar uma hora sem nenhum movimento, faça um lanche bem rápido, deite novamente e tente de novo. Se você ainda assim você não sentir nada, ligue para o seu médico.
31 Semana de Gravidez
Seu bebê mede mais ou menos 28 centímetros de comprimento da cabeça até o quadril (43 centímetros esticado) e pesa aproximadamente 1 quilo e 500 gramas, quase do tamanho de um abacaxi! Ele esta em posição fetal com as pernas encolhidas por algumas semanas agora e ainda vai crescer bastante! Ele não vai ficar mais alto, mas deve ganhar cerca de 900 gramas esse mês. Em mais nove semanas ele vai estar pronto para te cumprimentar!

Não se preocupe se seu pequeno parecer menos ativo com o passar das próximas semanas. Na verdade, movimentos menos frequentes agora significam que ele está no caminho certo (considerando que você esta contando 10 movimentos em uma hora a cada dia). Os movimentos dele estão basicamente se tornando menos inconstantes e mais organizados, apesar disso, não tem mais muito espaço no seu útero do que tinha há uma semana.

Alimentação da mamãe

Cranberry: é uma fruta que contém características antioxidantes, contém efeito antienvelhecimento, previne o câncer e reduz ocorrência de problemas cardiovasculares. Estoque em sua geladeira com suco de cranberry, apesar de ser bastante delicioso é um excelente aliado para prevenir infecções urinárias. Alguns especialistas consideram que tomar o suco de cranberry tem o mesmo efeito que tomar antibióticos em dose baixa, sem os efeitos colaterais que estes ocasionam. Se o suco não agradar seu paladar, existem inclusive umas opções fitoterápicas em comprimidos.


•••