18 Semana de Gravidez


Na 18 semana de gravidez o seu pequeno continua a crescer e desenvolver, mas em ritmo menos acelerado. Vários sistemas fundamentais estão se diferenciando e especializando: o cérebro, por exemplo, ele começa a decifrar sentidos como tato e audição. Ele mede, da cabeça ao bumbum entre 12,5 e 14cm e pesa aproximadamente 150g. Ele escuta seus batimentos cardíacos e os barulhos que o sangue faz ao correr pelo cordão umbilical e um pouco mais para frente escutará tudo o que a mamãe falar. Quer saber mais? Veja a seguir as mudanças e sintomas da 18 semana de gravidez!

18 Semana de Gravidez

Seu corpo na 18 semana de gravidez

Mais ou menos após as 18 semana, você pode começar a sentir uma agitação em sua barriga, são os primeiros sinais de movimentos do bebê e ele está fazendo ondas. Nas próximas semanas, esses sentimentos tornar-se-ão mais visível. Em breve serão bem mais visíveis; você poderá sentir e quase ver os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento em toda a sua barriga. Dores, por causa das gases, são um modo de vida agora, no entanto é bastante comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão. Se você não começar a sentir a agitação do seu bebê ainda, não se preocupe; esse acontecimento acontece durante os períodos diferentes para pessoas variadas.

Se notar uma clara falta de movimentação fetal, depois de ter sentido o bebê pela primeira vez, possivelmente não deve ser nada demais, no entanto não custa entrar em contato com seu médico de confiança. Caso esteja sentindo fome durante esses dias, renda-se (com moderação). É principalmente essencial consumir  carboidratos para suprir as necessidades energéticas de ambos, suas e de seu bebê. Portanto, mantenha a dieta de Atkins longe por no mínimo, 22 semanas. Converse com seu médico em relação a probabilidade de fazer atividades físicas, pois elas melhoram a circulação sanguínea, fazem relaxar e descansar. Algumas atividades (como hidroginástica, massagem linfática e relaxamentos) são muito aconselhadas. Outro aspecto. O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, 2cm aproximadamente.
18 Semana de Gravidez
Ótima solução seria se você tivesse ganho até agora por volta de 4,5 a 5,8 quilos, mas claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se você acha que está engordando bastante, converse com o médico e peça algumas ideias para a sua alimentação, talvez seja necessário consultar um nutricionista também. Sentir tonturas e sensação e ter fraqueza são sensações bastante comuns durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam, desde que passageiros. Se eles acontecerem com muita frequência e de maneira mais severa, procure o médico. “Hipotensão postural” é a pressão baixa provocada por uma alteração brusca de posição; acontece com frequência na gravidez. Trata-se da adaptação do seu sistema cardiovascular às mudanças do volume sanguíneo.

Seu bebê na 18 semana de gravidez

O seu pequeno está desenvolvendo uma das características que o farão único: digitais. Preenchimentos de gordura acumulando nas pontas dos dedos irão se transformar em linhas espirais distintas. O intestino grosso foi fixado na parte inferior da parede abdominal e várias glândulas digestivas estão sendo formadas. Esse sistema digestivo em desenvolvimento já está ocorrendo há bastante semanas: O feto está engolindo líquido amniótico, que então passa pelo estômago e intestino.

Este líquido combinado com células mortas e secreções forma o mecônio no intestino. Mecônio é a substância preta e mais demorada que provavelmente irá sujar a primeira fralda do seu bebê. O seu filho pesa cerca de 200 gramas e mede cerca de 18 centímetros, topo ao fim mais ou menos o tamanho de uma batata doce.


•••