12 Semana de Gravidez


Na 12 semana de gravidez é a etapa mais crítica do desenvolvimento do bebê que já está ultrapassada. A partir desta semana o risco de aborto espontâneo desce extremadamente. Nesta semana, ele está medindo da cabeça ao bumbum aproximadamente 61mm e pesando em torno de 14g. Os rins começam a produzir urina e o intestino está totalmente dentro do abdômen, não se comunicando mais com o cordão umbilical. Veja a seguir tudo sobre a 12 semana de gravidez, suas mudanças e sinais, confira!

12 Semana de Gravidez

Seu corpo na 12 semana de gravidez

Você pode ter bastante dificuldade de escovar os dentes, ou um simples pensamento de visitar o dentista pode lhe dar ânsias de vômito. Mas mesmo assim, os dentes e gengivas saudáveis são principalmente essencial no período da gravidez. A falta de pequenos cuidados dentários levam a uma variedade de problemas associados a gravidez, como gengivite e doença periodontal; e nenhuma delas soa bem. Ademais, a má saúde bucal tem sido relacionada a parto prematuro e recém-nascidos de baixo peso. Marque uma hora no dentista, mas não se esqueça de informá-lo que está na espera de um lindo bebê, sendo assim você pode evitar raios-X da arcada dentária. Se você perceber estranhos caroços na sua gengiva, não se preocupe. Isto é mais um sinal de que você está grávida.

Várias mulheres desenvolvem tumores inofensivos não cancerígenos. Seu útero está crescendo e daqui para frente, sua gravidez estará cada vez mais óbvia. A boa nova é que ele vai parar um pouco de pressionar a bexiga e as visitas ao banheiro diminuirão um pouco. Aproveite bastante enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero estará enorme a ponto de voltar a pressionar a bexiga. O mal-estar matinal estará sob controle e você já sentir-se-á menos cansada. Dores de cabeça e tonturas bem leves, bem como palpitações, são normais,  graças a elevação do volume sanguíneo. No entanto, esteja certa de discutir esses problemas com seu médico. O útero tem uma habilidade incrível de crescer no período da gravidez. Ele aumenta sua capacidade entre aproximadamente 500 e 1.000 vezes  e retorna ao seu tamanho usual poucas semanas depois da saída do bebê. Sua elasticidade é incomparável! Quando o bebê nasce, o útero tem um peso por cerca de 1.100 gramas; e seu peso habitual, antes da sua gravidez, é de 70 gramas.
12 Semana de Gravidez

Durante esse momento de gravidez, eventualmente você poderá notar que está se sentindo melhor fisicamente, um pouco mais disposta; às vezes, a dor dos mamilos chega a sumir ou a amenizar consideravelmente. Enjoos e náuseas podem fazer parte do passado. Isso não acontece com todas as mulheres, mas é bem normal que aconteça o fim do incômodo com certos sintomas. Se essa é a sua primeira gravidez você ainda deve estar utilizando as suas roupas habituais, no entanto se você já passou pela primeira experiência, notará que a barriga surgirá mais cedo do que na outra, e talvez se sinta bem mais confortável em roupas soltas.

Seu bebê na 12 semana de gravidez

Na semana passada unhas se formaram nas pontas dos dedos das mãos e dos pés do seu pequeno. Esta semana, as unhas efetivamente começar a crescer a partir disso vão continuar a crescer até o nascimento. De fato, vários bebês efetivamente nascem com unhas compridas que necessitam ser aparados logo depois do parto!

O momento efetivamente crítico para o desenvolvimento de seu pequeno está chegando ao fim. Até o final desta semana, a tarefa monumental de crescimento de novas estruturas do corpo será completa! Todas as peças estão lá dos dedos da mão para os dedinhos do pé. Mesmo as genitais se desenvolveram, mas é bastante cedo para um ultrassom determinar se você está carregando um menino ou uma menina.

Para as próximas 28 semanas, o trabalho de seu bebê é para continuar se desenvolvendo e crescendo. Esta semana, seu bebê pesa de 8,5 a 14 gramas e mede cerca de 2,5 polegadas mais ou menos do tamanho de um maça! Até esta semana, as pálpebras se formarão e serão fechadas. Elas permanecem fundidas até o final de seu segundo trimestre.


•••